Economia

Executivo apoia as iniciativas de inovação e parcerias que visam a prosperidade de todos

Arão Martins e Maximiano Filipe| Benguela

Jornalistas

O ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, garantiu, quarta-feira, em Benguela, que o Executivo apoia as iniciativas de inovação e de parcerias que visam a geração de prosperidade para todos.

25/05/2023  Última atualização 07H25
Abertura da 12ª Feira Internacional de Benguela- FIB/2023) © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro | Benguela
Manuel Nunes Júnior, que falava na cerimónia de abertura da 12ª edição da Feira Internacional de Benguela-FIB/2023, com o lema "O Corredor do Lobito”, disse que depois de ter saído de um longo período de recessão económica de cinco (5) anos, em 2021, a economia angolana voltou a crescer.

Angola, esclareceu o ministro de Estado para a Coordenação Económica, é um país aberto ao mundo e, neste grande trabalho, está a reforçar a sua base produtiva, os empresários angolanos estão abertos a estabelecer relações de parcerias com os empresários de outros países, possuidores de "know-how” e de tecnologia avançada, para que se possa, rapidamente, ter acesso ao que de melhor o mundo pode proporcionar nos domínios empresarial e das tecnologias.

"Devemos fazer tudo para que esta trajectória de crescimento económico não seja interrompida. Para isso, temos que continuar a apostar naqueles domínios de actividade que constituem o sector não petrolífero”, disse.

Citou a agricultura, indústria, transportes, pescas, construção, turismo e todos aqueles sectores que são capazes de criar muitos postos de trabalho, razão pela qual são, tecnicamente, chamados de sectores intensivos em mão-de-obra.

O desenvolvimento dos sectores antes referidos, segundo o governante, vão permitir o aumento do número de empregos na economia nacional, diminuir, concomitantemente, as altas taxas de desemprego ainda prevalecentes e, deste modo, aumentar-se os níveis de rendimentos dos cidadãos angolanos.

A 12ª edição da Feira Internacional de Benguela, referiu, é mais um passo no caminho certo que se está a seguir, do aumento da produção nacional, da diversificação da economia, do aumento do emprego, do aumento das exportações e da diminuição das importações.

 
Corredor do Lobito

O tema principal da presente edição da Feira Internacional de Benguela é "O Corredor do Lobito”.

Para o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, a posição geográfica da província de Benguela constitui um privilégio especial, pois, para além de fazer da província uma placa giratória para o acesso para todas as regiões do país, ela comporta o Porto do Lobito e os Caminhos-de-Ferro de Benguela.

De acordo com o governante, estas características tornam a província de Benguela num centro de grande potencial económico do país, com forte capacidade para a atracção de importantes investimentos, quer nacionais, quer estrangeiros.

Segundo o ministro de Estado para a Coordenação Económica, o relançamento de toda a plataforma logística que envolve o Corredor do Lobito, com principal enfoque para o Porto do Lobito e para o Caminho-de-Ferro de Benguela, constitui uma grande oportunidade, não só para o aumento da produtividade da economia, mas, também, constitui uma grande fonte para a geração de novos empregos, principalmente para a juventude.

 

Consórcio

O ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, anunciou, ontem, em Benguela, que a entrada em funcionamento do consórcio que vai tratar da implementação do importante projecto do Corredor do Lobito está para breve. Segundo o governante, certamente, os resultados da entrada em funcionamento do mesmo serão verificados nos próximos tempos na província de Benguela, em particular, e em todo o país.

"Neste grande esforço que estamos a fazer para o aumento da produção nacional, devemos contar sempre com a cooperação de todos aqueles países que queiram trabalhar connosco”, defendeu.

Manuel Nunes Júnior esclareceu que a presente edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) é, pois, mais uma oportunidade para a apresentação aos investidores do potencial económico da província e daquilo que os vários sectores da economia nacional têm estado a fazer ao longo de todo esse tempo.

Saudou a participação de todas as empresas que estão presentes na feira, dando sobretudo boas vindas aos participantes estrangeiros, que com a sua presença dão um sinal claro de confiança em relação ao mercado angolano e da sua vontade de nele investir. Augurou a todos os participantes da feira bons negócios e boas parcerias.

Manifestou, igualmente, a "grande honra e prazer” pelo convite que lhe foi formulado pelo governador provincial de Benguela, Luís Nunes, para presidir à sessão de abertura da 12ª Edição da Feira Internacional de Benguela.

Aproveitou a ocasião para saudar, publicamente, o governador provincial de Benguela e toda a sua equipa, a quem desejou os maiores sucessos na tarefa que se está a levar a cabo, de modo abnegado, no sentido de desenvolver em todos os domínios Benguela, que é como se sabe província estratégica. 

Enalteceu, também, o trabalho do Grupo Eventos Arena, por ter tratado com mérito e característica os detalhes da organização do evento, que encerra no sábado.

 



Benguela tem compromisso como desenvolvimento

O governador de Benguela, Luís Nunes, disse que a província tem compromisso com o desenvolvimento, com o futuro e com o povo.

Luís Nunes afirmou que a Feira Internacional de Benguela (FIB) é a materialização do trabalho e do empreendedorismo da classe empresarial e de trabalhadores que acreditam em Angola.

"Acreditamos que é possível construirmos uma província, em particular, e um país, em geral, melhor”, disse, acrescentando que os homens e mulheres têm muito a oferecer para as gerações vindouras, um futuro melhor, de inclusão.

Disse que há comprometimento de oferecer um amanhã em que o actual projecto gizado pelo Executivo liderado pelo Presidente da República, João Lourenço, "consolide ideias com reais frutos para os quais trabalhamos”.

O Corredor Económico de Desenvolvimento do Lobito, que inspira a Feira Internacional de Benguela, constitui um preponderante factor de realce para a economia angolana, para a região da África Austral e, sobretudo, para a província de Benguela, enalteceu.

Luís Nunes disse que o extremo atlântico demarca-se pelo estratégico Porto do Lobito, privilegiado em situação geográfica numa baía de águas profundas e calmas, ampliado e modernizado e com excelentes capacidades logísticas, constituindo as condições necessárias para suportar os desafios do futuro, catapultando a nossa província para outras capacidades de relacionamento e alcance.

Uma ligação entre povos, um elo de ligação decisivo, uma linha de encontros que consolida o tão desejado desenvolvimento para o qual estamos a trabalhar, com a convicção de que, este caminho que escolhemos, dará os seus frutos com impacto real nas diferentes comunidades.

 



Povo de Benguela presente

O povo de Benguela faz questão de dizer "presente” neste projecto comum de elevar a nossa economia, disse.

"O povo de Benguela já vestiu a farda do progresso. Do Lobito à Ganda, do Balombo ao Chongoroi, estamos firmes sobre os carris do desenvolvimento”.

O governador agradeceu todos os servidores públicos que o acompanham na gestão de Benguela, de fazer mais e melhor, reiterando e relembrando, mais uma vez, que o foco primordial são as pessoas, e é na melhoria efectiva da qualidade de vida desse povo que reside o compromisso.

"Hoje, as ondas calmas e serenas do Atlântico Sul convidam todos a desfrutar do melhor que Benguela tem”, concluiu.

 O acto de inauguração contou com a presença de deputados à Assembleia Nacional, membros do Executivo ao nível central e local, vice-governadores provinciais, representantes das autoridades tradicionais, expositores e outros.

 

FIB cresce 27 por cento

O presidente do Conselho de Administração (PCA) do grupo Eventos Arena, Bruno Albernaz, disse, ontem, que a participação de expositores na 12ª Edição da Feira Internacional de Benguela, que decorre até sábado, aumentou 27 por cento, comparativamente à edição passada.

Ao falar na cerimónia de abertura, que decorre até sábado, sob o lema "O Corredor do Lobito”, Bruno Albernaz informou que estão presentes na Feira Internacional de Benguela (FIB) 368 empresas de diversos ramos de actividade.

Afirmou que a representatividade é uma amostra directa e dinâmica que a província de Benguela tem vindo a registar, assim como de "fortes” resultados que todos os presentes podem alcançar.

 "As empresas que participam no evento, quer sejam directas ou indirectas, perfazem um aumento de 27 por cento, comparativamente às empresas presentes no ano de 2022”, disse.

Historicamente, afirmou, o Corredor do Lobito, considerado grande potencial, com a sua reconstrução, vem garantir benefícios, não só para Angola, em particular, mas, também, para os países vizinhos, nomeadamente a República Democrática do Congo (RDC), Zâmbia, e para toda a região da África Austral.

 Referiu que o Corredor  do Lobito tem despertado interesse, quer nacional, quer internacional, o que, "é, sem sombra de dúvidas, uma oportunidade para todos os empresários poderem usufruir e investir, criando serviços e indústrias que dêem suporte ao processo de desenvolvimento almejado”.

Segundo o PCA da Eventos Arena, Benguela, Lobito e Catumbela são municípios que estão junto ao mar e têm todas as condições logísticas para fazer o escoamento e receber todos os produtos que se podem tornar motivo para os empresários investirem e acreditarem nesta província.

"A FIB é um veículo e uma montra de tudo aquilo que se pode fazer, o que se faz, e, por isso, é em função da participação dos empresários e de todos quantos encontram neste espaço, o verdadeiro espaço de negócios, que podem muito bem utilizar para apresentar não só à região, mas ao país, tudo aquilo que se fez, o que se tem feito no país, em geral, e na província de Benguela, em particular”, disse.

De acordo com Bruno Albernaz, o evento, com a duração de quatro dias, vai contar com várias conferências sobre o Corredor do Lobito e outros que vão abordar assuntos de capital importância.

 

FLY Angola faz parceria

A FLY Angola e a Feira Internacional de Benguela (FIB) estabeleceram uma parceria com vista a beneficiar as empresas e os visitantes do certame. Entre 24 e 27 de Maio, a FIB promove, em Benguela, os negócios e indústria na região.

Para assinalar a retoma dos voos da FLY Angola entre Luanda e a Catumbela, esta semana, a companhia aérea estabeleceu uma parceria com a FIB, que vai apoiar o sector corporativo presente na maior montra da indústria, comércio e serviços da região Sul do país.

Durante o evento, a FLY Angola conta com tarifas especiais para as empresas presentes, que assim poderão experimentar, em primeira-mão, os excelentes horários da companhia aérea, que favorecem viagens rápidas entre Luanda e a província de Benguela, com partida de manhã, e regresso à capital do país no final da tarde.

No sábado, a FLY Angola estará presente no Sorteio dos Prémios FIB, onde oferecerá bilhetes aos expositores vencedores. Os visitantes do evento também vão receber bilhetes mediante um sorteio que decorrerá no último dia deste fórum de negócios.

Segundo Mónica Cristino, directora Comercial e Marketing da companhia aérea, "a FLY Angola é o parceiro ideal do forte segmento corporativo da província de Benguela e das empresas com negócios na região. A dinâmica que criámos com a FIB reforça o nosso novo destino da Catumbela, não só com saída de Luanda, mas também com a ligação aérea entre as províncias do Zaire, Huíla e Benguela. Estas ligações atendem às necessidades e desejos dos consumidores de uma maneira mais eficiente e optimizam a experiência de voo e de tempo, não só para os expositores e visitantes da FIB, mas também, e acima de tudo, para o público em geral”.

 

Banca e seguros

A nível das companhias de seguro, referiu como exemplo, a Nossa Seguros, entre outras, que continuam a registar crescimento "muito grande” nessa área. A nível dos Bancos, indicou a presença do Banco Sol, BIC, KEVE, BFA, Standard Bank, BAI, BCI e outros.

Um conjunto de palestras com temas diversificados vão, durante os quatro dias, ser realizadas nas áreas da banca, seguros, agricultura e transportes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia