Sociedade

Executivo abre concurso para fornecer água a comunas afectadas pela seca

O Presidente da República, João Lourenço, autorizou a despesa e formalizou a abertura de um concurso público para a realização de obras de intervenção em “pequenos sistemas de abastecimento de água” de 21 comunas na província do Cunene, afectada pela seca.

26/07/2021  Última atualização 16H23
© Fotografia por: DR

No despacho presidencial de 20 de Julho, consultado pela Lusa, refere que as obras de intervenção abrangem os pequenos sistemas de abastecimento de água nos municípios de Cahama, Cuanhama, Curoca, Cuvelai, Namacunde e Ombadja.

As obras compreendem seis lotes e devem abranger as 21 comunas que compreendem os referidos municípios.  

O despacho presidencial determina, também, que o Ministério da Energia e Águas "deve apoiar tecnicamente” o processo de execução e gestão dos respectivos projectos em articulação com o governo do Cunene e o Ministério das Finanças "deve assegurar os recursos financeiros necessários”.

Além do Cunene, a seca afecta igualmente as províncias do Cuando-Cubango, Namibe e Huíla, todas no sul de Angola.  

Melhoria da capacidade de armazenamento e aumento da taxa de cobertura do fornecimento de água às populações estão entre os objectivos do referido concurso público, considerando que o sistema de abastecimento de água no Cunene "tem vindo a beneficiar de um conjunto de obras”. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade