Economia

Excursão ferroviária leva turistas do Lobito ao Luau

Cem excursionistas partiram, ontem, a bordo de uma composição dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) com destino ao Luau, uma localidade do Moxico fronteiriça com a República Democrática do Congo (RDC), numa viagem turística promovida para divulgar a oferta implantada ao longo da via férrea que cruza o país do Litoral ao Leste.

24/03/2023  Última atualização 07H50
© Fotografia por: DR

De acordo com o membro da organização da excursão, Ladislau Fortunato, um dos objectivos, que sensibilizou grande parte dos viajantes, é descobrir os encantos, serras, planícies e chanas do Leste deste importante eixo do Corredor do Lobito.

"Isto vai estimular e dar confiança aos investidores do Corredor do Lobito e vai mostrar a operacionalidade da linha férrea. Temos de dar  apoio ao turismo interno e potenciar a hotelaria nas províncias do Planalto Central e leste”, disse.

 "A viagem é uma autêntica aula sobre a história e o turismo que podem  ser proporcionada por via do CFB e é uma descoberta encantadora", acrescentou. Durante a viagem, há a oportunidade de se visitar o Centro Geodésico de Angola, em Camacupa,  e o Cemitério Monumento(Bié), bem como o Monumento da Paz, no Luena, quedas do rio  Cuemba, ponte que separa Angola da RDC e a vila do Luau.

A viagem tem como objectivo demonstrar o elevado potencial turístico de um percurso desconhecido por muitos angolanos, segundo a organização. Entre os excursionistas, nacionais e estrangeiros, estão empresários, jornalistas e pessoas singulares.

Além de elementos do protocolo, a organização leva também funcionários do Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEMA) e efectivos de segurança, para evitar constrangimentos.

O comboio tem uma composição de quatro carruagens, sendo três para o excursionistas e uma para a organização, dispondo de restaurante e outros serviços lúdicos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia