O embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio, manteve, hoje, em Juba, reuniões, separadas, com os ministros dos Petróleos, Puot Kang Chol, e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mayiik Ayii Deng, da República do Sudão do Sul, para abordar questões ligadas à cooperação bilateral.
O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Thisekedi, aterrou, em Luanda, no aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, acompanhado pela primeira dama, Denise Tshilombo, para um encontro com o homólogo angolano, João Lourenço.
O juiz presidente da comarca do Bié, Nganga Liberdade Pilates da Silva, manifestou-se, na cidade do Cuito, preocupado com o excesso de prisão preventiva e a sobrelotação nos estabelecimentos prisionais desta região Centro/Sul do país.
Neste momento, há 74 casos de excesso de prisão preventiva, dois dos quais já com processo em fase de instrução preparatória. Para dar cobro a esta situação, o juiz informou que o tribunal da comarca do Bié criou ja, há um mês, uma comissão, para analisar somente os casos de excesso de prisão preventiva.
Quanto à superlotação, por exemplo, só na cadeia do Cuito, construída com uma capacidade para 250 reclusos, actualmente alberga 716 pessoas, destes 407 na condição de detidos.
Os serviços prisionais na província do Bié controlam duas unidades penitenciárias, nomeadamente a do Cuito e Capolo, todas no mu-nicípio do Cuito, com mil e 21 prisioneiros. Segundo a Angop, brevemente vai abrir a cadeia do Cuquema, também no Cuito.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Grupo de Embaixadores dos Estados-membros da CPLP sublinhou, hoje, o engajamento do Presidente da República, João Lourenço, na promoção da paz e reconciliação em África, durante a primeira reunião que contou com a participação dos Países Observadores Associados da comunidade acreditados na Guiné Equatorial.
Os embaixadores de Angola e dos Estados Unidos da América, acreditados na Namíbia, mantiveram, hoje, um encontro de cortesia, em Windhoek, durante o qual abordaram a intenção de ambos Governos privilegiarem as relações económicas e empresariais.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.