O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apresentou, hoje, no município do Soyo, província do Zaire, doze cidadãos detidos, recentemente, sob acusação de praticarem vários crimes, com destaque para roubo e furto qualificado e, ofensas graves à integridade física.
O Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários do Bié colaborou com o grupo de deputados residentes daquela região e juntos plantaram 5 mil plantas no munícipio do Cunhinga, em alusão ao dia internacional das florestas que se assinala, esta terça-feira.
Camponeses dos municípios do Andulo, Cunhinga e Nharêa, na província do Bié, estão preocupados com o excesso de chuvas que se abatem sobre a região, nos últimos dias, por estarem a prejudicar as plantações.
Numa ronda efectuada pelo Jornal de Angola às três circunscrições mencionadas foi possível observar que diversas culturas, em vários campos agrícolas, estão em perigo devido ao excesso de água das chuvas.
Chove de forma torrencial e, como consequência, a produção do campo está a ser arrastada pelas correntes das águas, para a insatisfação dos camponeses, que tudo fazem para a produção, tanto em quantidade como em qualidade dos produtos para sustento familiar e não só.
Há relatos de problemas para as culturas do feijão e diversas hortícolas.
No município do Andulo por exemplo o grito de socorro já se faz sentir lamentando a situação que advogam que, caso prevaleça, trará consequências nefastas.
"O milheiro que se encontra nas semi baixas já não contamos com ele, está a ser destruído. Vai haver mesmo muitas consequências”, disse.
O director municipal da Agricultura Pecuária e Pescas do Andulo, Paulo Chissonde, disse que quando ocorrem chuvas em quantidades muito grandes, eleva-se drasticamente a quantidade de água no solo, bem além daquela que pode ser drenada naturalmente.
Acrescentou que essa condição costuma ser danosa para as sementes, que podem morrer sem germinar ou não conseguir sobreviver após a germinação.
Paulo Chissonde afirmou ainda que a água é essencial para as culturas produtivas de qualquer tipo. Mas o ex-cesso de chuvas pode criar grandes problemas, como acontece actualmente nos municípios de Andulo Cunhinga e Nharêa.
Os índices pluviométricos estão altos e se a situação não melhorar, podem prejudicar ainda mais as culturas.
Paulo Chissonde sublinhou que as culturas anuais representadas principalmente pelas hortaliças e grãos são as mais afectadas.
Realçou que entre os principais efeitos de grandes volumes de chuva, se destacam a perda de produtividade, a qual acontece devido ao baixo crescimento das plantas e, por consequência, da baixa taxa da fotossíntese.
Além do mais, a perda de produtividade é sinónimo de grãos com qualidade menor.
Os agricultores do Bié, agrupados em diversas cooperativas dos nove municípios da província, esperam colher, durante a época agrícola de 2022/2023 perto de 850 mil toneladas de alimentos diversos, segundo dados da direcção provincial da Agricultura local.
O Governo Provincial tem estado a levar a cabo um programa de apoio e incentivos às famílias produtoras, que têm no campo a principal fonte de trabalho para a erradicação da fome e da pobreza.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO bispo emérito da igreja católica, Dom Francisco da Mata Mourisca, falecido no dia 16 de Março do corrente, vai ser enterrado sábado, no interior da Sé Catedral da Diocese do Uíge, localizada na intersecção entre as ruas do Comércio, Dr. António Agostinho Neto e avenida do Café, segundo apurou hoje o Jornal de Angola.
Mais de 200 mulheres de vários estratos sociais, provenientes de Luanda participam nesta terça-feira, numa excursão turística no município do Cuito Cuanavale, no quadro das celebrações dos 35 anos do dia da libertação da África Austral, que se assinala no próximo dia 23 de Março.
O secretário de Estado do Interior, comissário-chefe José Silva, assegurou, segunda-feira, que dentro de alguns meses fica concluída a extensão dos quatro novos estabelecimentos penitenciários que vão permitir uma melhor inserção de reclusos no processo de reeducação e formação técnica e profissional.
O embaixador da Argentina em Angola, Alejandro Verdier, disse, segunda-feira, em Caxito, que a província do Bengo tem muitas potencialidades económicas para serem exploradas e identificou os sectores da agricultura, ensino superior, agronegócio, investigação científica como prioridades para o incremento da cooperação com Angola.
Nove unidades de equipamentos foram entregues, terça-feira, à Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (Elisal) pelo governador de Luanda, Manuel Homem, no quadro do reforço do saneamento na província.
O secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, encabeçou, terça-feira, em Ndalatando, uma marcha de repúdio à vandalização de bens públicos, no âmbito da sua visita de trabalho ao Cuanza-Norte, onde procede ao acto de abertura da Campanha Geral de Crescimento da organização, sob o lema “Cada Militante mais três Jovens”, que acontece, hoje, no município de Bolongongo.
Angola manifestou o interesse de contar com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) na realização do Fórum sobre as Florestas, que pretende organizar, com o intuito de melhorar a gestão, integrar a redução e valorização das emissões de carbono nas florestas e nas zonas rurais.
O projecto de revisão da Lei Geral do Trabalho (LGT) só vai trazer benefícios se estimular a criação de riqueza e promover a empregabilidade em Angola, defendeu, terça-feira, em Luanda, o representante da Associação de Empresas de Comércio e Distribuição Moderna de Angola (ECODIMA), Amin Herji.
O embaixador cessante de Angola na Nigéria, Eustáquio Quibato, e o ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Geoffrey Onyeama, passaram em revista as relações diplomáticas e comerciais entre os dois países, que datam de 1975.
A Primeira-Dama da República defendeu, terça-feira, em Luanda, a presença de mais mulheres na Indústria Petrolífera, concedendo-lhes mais oportunidades de formação, já que se trata de uma área muito exigente.
Angola e a Côte d’Ivoire rubricaram, na tarde de segunda-feira, em Abidjan, uma minuta do contrato de isenção recíproca de vistos para passaportes diplomáticos e de serviço, cujo prazo de validade seja de, pelo menos, seis meses.