Sociedade

Exames nacionais iniciam hoje nas escolas do país

António Cristóvão

Jornalista

Cento e 43 mil 360 alunos dos subsistemas do Ensino Geral, da 6ª, 9ª e 12ª classe, das escolas públicas, público-privadas e privadas do país iniciam, hoje, até sexta-feira, a 2ª fase dos exames nacionais de generalização, garantiu, ontem, o director-geral do Instituto Nacional de Avaliação e de Desenvolvimento da Educação (INADE).

10/06/2024  Última atualização 08H05
Alunos do ensino primário, I e II ciclo realizam, até sexta-feira, as provas nacionais © Fotografia por: DR

Disala André explicou que as condições logísticas, técnicas e administrativas foram criadas pelo Ministério da Educação para o êxito da avaliação dos alunos. "As provas foram distribuídas nas 18 províncias e os docentes seleccionados para acompanharem as provas já embarcaram todos para os locais definidos”, assegurou.

Nesta fase das provas nacionais, explicou, os alunos da 6ª classe vão fazer exames nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, História e Geografia. Os da 9ª classe, disse, vão ser avaliados em testes de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, História e Geografia. As mesmas disciplinas vão servir de avaliação dos alunos da 12ª classe.

De acordo com o regulamento do Ministério da Educação, as provas vão ser realizadas em Centros de Exames e têm uma duração de 90 minutos, para a 6ª classe, e 120 minutos, para a 9ª e 12ª classes.

O director esclareceu que com a descentralização dos exames nacionais foram criados Centros Regionais de Exames Nacionais (CRCEN) no Cuanza-Sul, Huambo e Luanda, para a correcção das provas.

 
Organização

O director-geral do INADE adiantou que um total de 1.500 pessoas foi escolhido pelo Ministério da Educação para acompanhar os exames nacionais, entre professores, vigilantes, formadores de classificadores, classificadores, inspectores e membros de júri da prova.

 A comissão de júri dos exames, continuou, composta por 40 pessoas, é presidida por Joaldair Apolo de Álvaro. O Ministério da Educação, avançou, tem vindo, de forma experimental e gradual, a implementar os exames nacionais, desde o ano lectivo de 2021/22.

 
Calendário

De acordo com o calendário escolar, os alunos entram de férias no dia 25 de Junho, cuja abertura do ano lectivo 2024/25 acontece, a 30 de Agosto. O arranque das aulas do próximo ano lectivo de 2024/25 está agendado para 2 de Setembro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade