O Grupo Parlamentar do MPLA vai realizar, quinta-feira, em Luanda, uma campanha de plantação de árvores, denominada “Plantar uma árvore é cuidar do amanhã”, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore, que se assinalou no dia 21.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O modelo de exame escrito multimédia, para a obtenção de Carta de Condução, entra em vigor a partir do dia 27 deste mês, na província de Luanda, anunciou, terça-feira, o responsável do Departamento de Habilitação de Condutores da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária.
O superintendente-chefe Angelino Sarrote explicou que, posteriormente, os exames vão ser estendidos, de forma gradual, nas demais províncias, uma vez que essas regiões estão já a ser equipadas com materiais para a implantação dos exames no sistema multimédia.
Referiu que o novo modelo surge nos termos do Código de Estrada e a sua implementação vai trazer vários benefícios, principalmente na eliminação da intervenção humana durante o teste.
Além disso, o exame multimédia vai permitir que o examinado seja acompanhado em tempo real e o resultado processo em tempo recorde.
Com isso, explicou o superintendente-chefe, o Governo está a cumprir o estipulado por Lei, no artigo 119º, do Código de Estrada e do Regulamento do Ensino da Condução e Habilitação Legal para a Condução.
Angelino Sarrote avançou que o novo modelo escrito de exames vai adequar-se aos parâmetros regionais dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e normas internacionais, bem como permite um maior rigor na aptidão de novos condutores, lisura e imparcialidade dos examinadores.
O responsável avançou que os exames multimédia fazem parte do Projecto da Estratégia Nacional de Prevenção e Segurança Rodoviária 2023-2027, pelo facto de dar uma maior lisura e rigor na atribuição de novo resultado, afastando uma possível empatia ou apatia de quem examina.
Quanto aos critérios a ter em conta entre os candidatos a esses exames, avançou que a idade mínima recomendada (a partir dos 16 anos para ligeiro amador e 21 anos no caso de profissional e pesado), estar inscrito numa escola de condução, frequentar um número mínimo de aulas de acordo com a categoria pretendida e ter aptidão física e mental.
Examinadores preparados
O responsável afirmou que os instrutores e examinadores estão preparados para levar a cabo este programa de exames escritos multimédia.
Para isso, foram, recentemente, formados os examinadores e instrutores, em função do novo modelo de ensino e exame de condução.
Angelino Sarrote acrescentou que, para esse feito, está a ser desenvolvido uma série de actividades de fiscalização das escolas de condução, com vista a aferir as condições técnicas e materiais.
Os exames das escolas de condução e avaliação médica dos condutores também vão obedecer ao actual modelo, sobretudo, por essas já ensinarem com base nos padrões modernos, desde Novembro do ano passado.
A par desse modelo, o responsável de departamento anunciou que se prevê, igualmente, a entrada de um novo Código de Estrada, de modo a adequá-lo às boas práticas internacionais e aos padrões da SADC.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente da República, João Lourenço, aconselhou, hoje, prudência na condução a todos os cidadãos, devido ao feriado prolongado, sublinhado que “muitos vão aproveitar para fazer-se à estrada, indo ao encontro de lugares que lhes são queridos ou que pretendem conhecer”.
A associação para a Promoção, Desenvolvimento, Prosperidade e Tecnologia (PDPT) apresentou esta terça-feira, em Luanda, o Programa de Identificação e Desenvolvimento de Talentos (PIDT), com o qual vai desenvolver as aptidões de empreendedorismo de 50 jovens e adolescentes angolanos.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.