Decorre, neste momento, em Luanda, a VI Reunião Ordinária da Comissão Interministerial de Implementação do PIIM, presidida pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Coordenador da Comissão, José Massano.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, afirmou, quinta-feira, que o patriotismo de Agostinho Neto se revelou no sentimento de amor, respeito e vontade de servir à pátria acima de tudo.
"Após a conclusão da sua licenciatura, Agostinho Neto se não tivesse amor pela pátria poderia abandonar a luta política pela Independência Nacional e viver da profissão fora de Angola. Mas, não o fez”, disse Francisco Furtado, considerando que só um patriota teria dedicado toda a vida à pátria, porque veio à terra e deixou obras como a Independência Nacional.
Por este facto, o ministro de Estado exortou os jovens ao estudo, trabalho, às boas práticas no seio familiar e na escola, através de comportamentos que propiciem o seu desenvolvimento social e humano para fazer crescer o país.
Francisco Furtado disse que muitos desconhecem a trajectória de Agostinho Neto como político, poeta, dirigente e militar, pelo facto de serem jovens e, como tal, de uma geração que não teve a oportunidade de acompanhar o percurso.
Para o presidente da Associação de Organizações de Actividades e Apoio aos Necessitados, Francisco Ambriz, o encontro serviu para lembrar a memória de Neto do ponto de vista patriótico e moralista.
O líder associativo acrescentou que,
actualmente, se vivem momentos críticos, como o não respeito aos símbolos
nacionais, abuso sexual a menores, violência doméstica e outros males.
Dia do Fundador da Nação
Angola comemora a 17 de Setembro o Dia do Herói Nacional e do Fundador da Nação, António Agostinho Neto, que nasceu nesta data, em 1922, na aldeia de Kaxicane, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.
Este ano, o acto central teve lugar na província do Bié sob o lema: "Juntos pelo Desenvolvimento de Angola”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola juntou-se, domingo, aos demais Estados-membros, numa sessão especial organizada pelo Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a precaridade da situação sanitária em Gaza, território palestino ocupado, por Israel.
O embaixador da Venezuela na Nigéria, Alberto Castellar Padilla, prestou a Angola informações preponderantes sobre o referendo de 3 de Dezembro à volta da disputa territorial com a República Cooperativa da Guiana.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.
Sob o lema “Promoção da Educação em Direitos Humanos para bem exercer a Cidadania”, a 10ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional vai realizar, hoje, na Sala Multiuso, a 2ª Conferência sobre Direitos Humanos, alusiva ao 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Angola juntou-se, domingo, aos demais Estados-membros, numa sessão especial organizada pelo Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a precaridade da situação sanitária em Gaza, território palestino ocupado, por Israel.