Política

Exaltada dedicação de Neto pela causa dos angolanos

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, afirmou, quinta-feira, que o patriotismo de Agostinho Neto se revelou no sentimento de amor, respeito e vontade de servir à pátria acima de tudo.

22/09/2023  Última atualização 08H24
Ministro de Estado Francisco Furtado © Fotografia por: Edições Novembro
O ministro de Estado, que falava durante uma palestra de encerramento das jornadas de celebração do Dia do Herói Nacional (17 de Setembro), na centralidade da Marconi, Cazenga, referiu que foram esses os pressupostos que nortearam as acções do primeiro Presidente de Angola para elevar o país ao mais alto patamar.

 "Após a conclusão da sua licenciatura, Agostinho Neto se não tivesse amor pela pátria poderia abandonar a luta política pela Independência Nacional e viver da profissão fora de Angola. Mas, não o fez”, disse Francisco Furtado, considerando que só um patriota teria dedicado toda a vida à pátria, porque veio à terra e deixou obras como a Independência Nacional.

 Por este facto, o ministro de Estado exortou os jovens ao estudo, trabalho, às boas práticas no seio familiar e na escola, através de comportamentos que propiciem o seu desenvolvimento social e humano para fazer crescer o país.

 Francisco Furtado disse que muitos desconhecem a trajectória de Agostinho Neto como político, poeta, dirigente e militar, pelo facto de serem jovens e, como tal, de uma geração que não teve a oportunidade de acompanhar o percurso.

 Para o presidente da Associação de Organizações de Actividades e Apoio aos Necessitados, Francisco Ambriz, o encontro serviu para lembrar a memória de Neto do ponto de vista patriótico e moralista.

 O líder associativo acrescentou que, actualmente, se vivem momentos críticos, como o não respeito aos símbolos nacionais, abuso sexual a menores, violência doméstica e outros males.

Dia do Fundador da Nação

Angola comemora a 17 de Setembro o Dia do Herói Nacional e do Fundador da Nação, António Agostinho Neto, que nasceu nesta data, em 1922, na aldeia de Kaxicane, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.

 Este ano, o acto central teve lugar na província do Bié sob o lema: "Juntos pelo Desenvolvimento de Angola”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política