Mundo

Ex-presidente da Guiné Conacri pode enfrentar novos processos judiciais

JA Online

O ministro da Justiça da Guiné Conacri, Alphonse Charles Wright, instou, segunda-feira, o procurador público daquele país a iniciar novo processo judicial contra o ex-presidente Alpha Condé, por alegados actos de “traição.

21/11/2023  Última atualização 14H17
Ex-presidente da Guiné Conacri poderá ser acusado de traição © Fotografia por: DR

"Você está intimado a iniciar processos judiciais por supostos actos de traição, conspiração criminosa e cumplicidade na posse ilegal de armas e munições contra o professor Alpha Condé, ex-presidente da República”, escreveu o ministro da Justiça numa carta, citada pelo Africanews.

Segundo o documento, levado ao conhecimento do Guardião dos Selos que Alpha Condé, em associação com Fodé Moussa Mara", um conhecido blogger e apoiante do antigo estadista "tomou medidas para obter armas , munições e materiais relacionados.

O antigo chefe de Estado, de 2010 a 2021, exilado na Turquia desde que foi deposto, já está a ser processado por alegada "corrupção”, bem como por "assassinato, tortura, rapto e violação”.

Em 2010, Alpha Condé tornou-se o primeiro presidente democraticamente eleito da Guiné após décadas de regime autoritário ou ditatorial, mas o seu desejo de manter o poder para concorrer a um terceiro mandato desencadeou um forte movimento de protesto que foi reprimido violentamente até à queda.

Após o golpe de estado de 2021, o Coronel Mamady Doumbouya foi empossado como Presidente e prometeu, sob pressão internacional, entregar o poder a civis eleitos no prazo de dois anos a partir de Janeiro de 2023.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo