Regiões

Ex-militares empenhados na produção agrícola em Benguela

Maximiano Filipe|Benguela

Jornalista

Mais de três mil ex-militares organizados em cooperativas e associações de camponeses, estão, desde o ano passado, empenhados na produção de hortícolas e cereais, com a recepção dos imputs agrícolas distribuídos pelo Governo da província, no âmbito do fomento da produção, soube o Jornal de Angola.

21/01/2023  Última atualização 09H43
© Fotografia por: DR

O director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria em Benguela, Jorge Damião Sapesse, que prestou a informação, por ocasião da jornada comemorativa alusiva ao dia 15 de Janeiro, dia do Antigo Combatente e Veteranos da Pátria, assinalado no passado domingo, que decorre até 31 do mesmo mês, disse que os apoios estão a contribuir na melhoria da qualidade de vida desta franja da sociedade. 

O responsável avançou que, as referidas cooperativas ou associações, estão situadas nos municípios do litoral da província e no interior, sendo que, maior parte das quais, compostas por 150, 200 e 250 pessoas, cujas  estruturas, integram também mulheres, na condição de viúvas dos ex-militares dos antigos combatentes e veteranos da pátria.

Referiu que, os municípios do Bocoio, Balombo, Catumbela, Benguela, Cubal e Ganda, possuem mais de uma cooperativa ou associação de camponeses ex-militares, enquanto, nos restantes municípios,  cada localidade conta apenas com uma destas organizações.

Explicou que, de forma geral, as mulheres filiadas a estas estruturas de camponeses dos ex-militares, ocupam um espaço de 75 por cento da mão-de-obra na produção de cereais, hortícolas e outros produtos do campo, isto é, a nível dos 10 municípios da província de Benguela.

O responsável acrescentou que, a nível da província, as cooperativas ou associações dos ex-militares, estão divididos por campo de actuação, maior parte destas, operam nas áreas da agropecuária e pescas e as restantes no sector do comércio, empreendedorismo e na indústria moageira, temos também alguns vocacionados  à  prestação de diversos serviços técnicos e profissionais lucrativos, tais como, serralharia e carpintaria,  mecânica e electricidade.

A facilitação de créditos convertidos em equipamentos de trabalho, assim como, o reforço em termos de imputes agrícolas, que o Executivo, regularmente tem posto à disposição dos associados.

Na base desses apoios, estes têm vindo a produzir bens em grande escala, para o sustento das suas famílias, por outro lado, por meio da produção, várias possibilidades de criação de pequenos negócios, tem sido um facto, visando reforçar o crescimento e estabilidade financeira das famílias.

Segundo Jorge Damião Sapesse, o governo local, continua a intensificar a execução de acções que visam aumentar as condições sociais básicas e melhorar a qualidade de vida dos antigos combatentes e veteranos da pátria, sendo esta uma grande aposta do Executivo, na sua estratégia, gizada para o período de 2022/2025.

Referiu que, para além do Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, que tem vindo a produzir bons frutos, mitigando a carência social desta franja da sociedade, existem várias outras iniciativas do governo local.

Nestas iniciativas, disse, incluem também a capacitação técnica específica sobre criação de negócios e gestão empresarial, para que os mesmos prossigam com o desenvolvimento das suas actividades de geração de renda e a sustentabilidade das suas famílias.

A pandemia na altura, havia desacelerado também de forma directa, a intervenção do Executivo, face às principais as acções que visam o bem-estar dos ex- militares junto das suas comunidades, assim como, o fenómeno da seca, que reduziu significativamente, a condição social dos mesmos, pelo facto de ter destruído na altura vários hectares de produção de cereais, anteriormente já feitas pelas próprias cooperativas a nível da região de Benguela, sustentou.

Neste momento, disse, os associados, vão brevemente colher os principais produtos mais essenciais que conferem maior dignidade à cesta básica para as famílias, começando pela região Norte da província, onde estão a produzir o ananás, mandioca, alho, abóbora e feijão.

Tendo referido que a zona Este, está a produzir grandes quantidades da banana, batata-doce e hortícolas e a Sul, o milho, massambala, feijão, massango, cebola, tomate, pimenta, mandioca, também a banana, entre outros bens.

Fez saber que, desde o final do mês de Outubro do ano passado, os campos de cultivo, nos municípios do interior da província, o processo de irrigação tem sido reforçado pelas constantes chuvas, que tem caído nos últimos dias, com forte intensidade em todas as localidades da província, o que para os associados, perspectiva-se boa safra nos próximos dias no corrente ano.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões