Os restos mortais da ex-deputada Amélia Calumbo Quintas, falecida sábado, em Luanda, por doença, no Complexo Hospitalar Dom Alexandre do Nascimento, serão sepultados hoje, no cemitério municipal do Cuito, província do Bié.
De 71 anos de idade, Amélia Calumbo Quintas já exerceu o cargo de secretária provincial da OMA no Bié e foi membro do Bureau Político do MPLA.
Uma nota de condolências do Governo da Província, citada pela Angop, afirma que Amélia Calumbo Quinta foi uma servidora distinta, que desde muito cedo entregou-se à causa nobre das populações, cujo desempenho e dedicação conquistou a simpatia do povo desta região Centro/Sul do país.
Durante 10 anos como deputada à Assembleia Nacional, lê-se no documento, Amélia Calumbo Quintas sempre demonstrou ser bastante interventiva na defesa das aspirações dos cidadãos, participando da aprovação de inúmeras leis para o país.
"O seu abnegado e incontestado serviço à pátria angolana é sem sombras de dúvidas um traço e um legado que vai perdurar de forma indelével na vida de cada um”, refere a nota.
O Bureau Político do Comité Central do MPLA manifestou consternação pelo infausto acontecimento, destacando a "qualidade ímpar de forte liderança e pendor agregador da malograda”. O MPLA endereça à família enlutada as mais sentidas condolências.
A Associação dos Naturais Amigos e Descendentes do Bié (ANABIE) também lamentou a morte da ex-deputada.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO embaixador, Sianga Abílio, Representante Permanente de Angola junto dos Escritórios da ONU em Nairobi, disse, quinta-feira, que o país reconhece a necessidade e a emergência de enfrentar a crise global, soube o JA Online, através de uma nota.
A secretária executiva da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), Florinda Ukonda, despediu-se do ministro das Relações Exteriores, Téte António, esta quinta-feira, em Luanda, soube o JA Online, através de uma nota.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, disse, quinta-feira, em Bruxelas, Bélgica, que o Parlamento tem promovido debates de alto nível com a sociedade civil a favor da promoção da paz e da igualdade do género denunciando a violência contra as mulheres.
Em Pequim, para assinatura do memorando de entendimento entre a empresa China National Chemical Engineering (CNCEC) e a Sonangol, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, conversou com o Jornal de Angola, à margem da realização do acordo que, segundo o responsável, representa um passo importante na estratégia gizada pelo Executivo para a autosuficiência em derivados de petróleo.
O Ministério do Interior (MININT) mostrou-se preocupado com "comportamentos menos abonatórios" por parte de alguns cidadãos, esta quinta-feira, com realce para a camada jovem, que ainda insiste a adoptar condutas que colocam em risco a sua integridade física e a de terceiros.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).