Economia

Euro vale menos do que o dólar pela primeira vez em 20 anos

O Euro está a valer menos do que o Dólar pela primeira vez em 20 anos. Esta semana a moeda europeia ficou cotada em 1,01 dólares americanos.

15/01/2023  Última atualização 10H05
Paridade gera temores de aumento dos preços na Europa © Fotografia por: DR

A paridade entre as duas moedas está a preocupar os especialistas, que avisam para o aumento de preços nas importações na Europa.

Michaël Bauer, professor de Economia Financeira, Universidade de Hamburgo disse que o Euro menos valioso "vai aumentar a inflação e pode criar alguns efeitos de feedback”. Michaël Bauer afirma que a Europa depende da importação de vários produtos, como "petróleo e muitos produtos básicos” e que essas importações vão "tornar-se mais caras”.

Os turistas norte-americanos que estão na Europa de férias, trocam dólares por euros. Uma conversão que por estes dias dá mais dinheiro. Quem vai até ao continente europeu não se queixa desta paridade.

John Muldoon, turista de Delaware, dos EUA, referiu que "é óptimo” e "mais fácil”, porque o dinheiro "rende mais”.  O mesmo relata Olivia Navarret, turista da Pensilvânia, dos EUA, que disse que é "mais barato” ir até à Europa. "É melhor vir aqui e gastar dinheiro aqui do que gastar dinheiro nos EUA. Podemos comprar as mesmas coisas porque é mais barato vir”, conta a turista. Os analistas prevêem que o Euro continue a cair. Se assim for, esperam-se mais custos para as empresas e para as famílias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia