Cultura

Eugénio de Andrade é o escritor do mês

O Camões - Centro Cultural Português em Luanda - elegeu o português Eugénio de Andrade como o escritor do mês de Janeiro e apresenta a sua obra amanhã, no âmbito do centenário do seu nascimento. A instituição refere, em comunicado, que a rubrica "escritor do mês" destina-se a promover os autores literários que escrevem em língua portuguesa e que a sessão de amanhã, conta com a produção da agência criativa Art Sem Letra.

30/01/2023  Última atualização 10H20
Autor português é a figura de destaque desta edição © Fotografia por: DR
O encontro em homenagem a Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, que nasceu em 19 de Janeiro de 1923, no Fundão, contará com a participação especial da Escola Camilo Castelo Branco e com a professora de Língua Portuguesa Carla Figueiras. A sessão em homenagem ao escritor Eugénio Andrade, Prémio Camões 2001 e autor das obras "As Mãos e os Frutos” e os "Amantes sem Dinheiro”, será gratuita e aberta ao público em geral no auditório Pepetela, em Luanda.

Eugénio de Andrade foi um dos maiores poetas portugueses contemporâneos. Tem obras publicadas em várias línguas. Recebeu o Prémio Camões, em 2001.

Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Frontinhas Neto, nasceu em Póvoa de Atalaia, pequena aldeia da Beira Baixa, Portugal, no dia 19 de Janeiro de 1923.

Filho de camponeses, após a separação dos pais, passou sua infância em companhia da mãe. Com sete anos de idade mudou-se com a mãe para Castelo Branco.

Em 1932 muda-se para Lisboa, onde frequentou o Liceu Passos Manuel e a Escola Técnica Machado de Castro. Em 1935 já mostrava seu interesse pela leitura, passando horas nas bibliotecas públicas.

 

Carreira literária

Em 1936, Eugénio de Andrade começou a escrever seus primeiros versos. Em 1938 enviou alguns poemas para o poeta António Bolto, que logo quis conhecê-lo.

Em 1939 publicou seu primeiro poema "Narciso”. Pouco tempo depois passou a assinar com o nome "Eugénio de Andrade”. Em 1943 foi para Coimbra onde permaneceu até 1946, após cumprir o serviço militar. Em 1947, já em Lisboa, tornou-se funcionário público, exercendo durante 35 anos a função de inspector administrativo do Ministério da Saúde.

Em 1948 publicou o livro "As Mãos e os Frutos”, que recebeu elogio dos críticos literários. Em 1950 foi transferido para o Porto. Em 1956 morreu sua mãe, que tinha sido sua grande companheira. O poeta levava uma vida reservada, vivia distante da vida social e pouco aparecia em público.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura