Mundo

EUA retira do Haiti parte do pessoal da Embaixada

Os Estados Unidos retiraram parte do pessoal da embaixada em Port-au-Prince, devido ao aumento da violência entre gangues haitianos, e reforçaram a segurança do pessoal diplomático, anunciou, domingo, a representação norte-americana.

11/03/2024  Última atualização 09H00
© Fotografia por: DR

O aumento da violência dos gangues nas imediações da Embaixada dos Estados Unidos e do aeroporto levou o Departamento de Estado a tomar medidas para a partida de mais pessoal”, declarou a Embaixada nas redes sociais.

A operação, conduzida pelo Exército norte-americano, foi realizada no sábado à noite, segundo residentes locais relatados pela agência francesa AFP.

"Este transporte aéreo de pessoal de e para a Embaixada faz parte dos nossos procedimentos planeados para reforçar a segurança da Embaixada”, disse o Exército norte-americano num comunicado.

A Embaixada dos Estados Unidos em Porto Príncipe continua aberta, segundo a mesma fonte.

Porto Príncipe, palco de confrontos entre polícias e bandos armados, é "uma cidade sitiada", anunciou, no sábado, o responsável no Haiti pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), Philippe Branchat.

"Os habitantes da capital estão a viver confinados, sem terem para onde ir”, descreveu.

Bandos criminosos controlam a maior parte da capital e as estradas que conduzem ao resto do país caribenho.

A situação agravou-se desde a semana passada e foi constatada a libertação de milhares de presos, incluindo muitos líderes de gangues, e um aumento de violência nas ruas.

Há vários dias que os bandos atacam esquadras de polícia, prisões e tribunais na ausência do Primeiro-Ministro Ariel Henry.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo