Política

EUA propõe realização de Cimeira sobre África na cidade de Luanda

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, analisaram, ontem, em Luanda, a possibilidade da realização, no país, de uma Cimeira Anual do Conselho Corporativo sobre África, um evento que reúne líderes políticos e económicos do continente, dos EUA e de outros lugares.

06/08/2024  Última atualização 08H05
Diplomatas abordaram também o acordo de cessar-fogo e a situação política no Sudão © Fotografia por: DR
De acordo com um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, o Conselho Corporativo de África (CCA), fundado em 1993, é a principal associação empresarial dos EUA, focada exclusi- vamente em conectar interesses comerciais em África, e tem sido fundamental na promoção de negócios e investimentos entre os Estados Unidos e os países de África.

No encontro, realizado na sede da diplomacia angolana, na baixa de Luanda, Téte António e TulinaboMushingi passaram, ainda, em revista questões ligadas às decisões tomadas durante a 2.ª Reunião Ministerial sobre a Situação de Paz e Segurança no Leste da República Democrática do Congo (RDC), ocorrida em Luanda, no dia 30 de Julho, além da situação de guerra prevalecente no Sudão.

O comunicado informa ainda que as duas entidades abordaram, também, assuntos relacionados com fortalecimento da cooperação entre Angola e os Estados Unidos da América, com foco nos domínios político-diplomático e económico.

Angola e os Estados Unidos têm estabelecido uma sólida parceria, criando corredores económicos estratégicos que beneficiam as populações locais e as integram na economia global.

O compromisso de Angola com a reforma económica lançou, desde 2017, as bases para um maior envolvimento comercial e governamental dos Estados Unidos da América no país.

As relações entre os dois países estão a aprofundar-se com compromissos regulares e com uma cooperação crescente em relação a objectivos-chave comuns

Relações com o Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, ainda ontem, em Luanda, Rafael de Mello Vidal, embaixador da República Federal do Brasil em Angola.

A ocasião serviu para o embaixador Rafael de Mello Vidal apresentar ao titular da pasta da diplomacia angolana os seus cumprimentos de despedida, assinalando assim o fim da sua missão diplomática em Angola.

Durante o encontro, o embaixador brasileiro salientou os avanços alcançados ao longo o seu mandato, sobretudo nos diversos sectores-chave em que ambos os países cooperam.

O diplomata falou também dos projectos conjuntos que foram implementados, realçando a importância do reforço contínuo das relações bilaterais para o suces- so das iniciativas entre Angola e a República Federal do Brasil.

Angola e o Brasil gozam de uma relação de amizade, fraternidade e solidariedade históricas. O Brasil foi o primeiro país do mun- do a reconhecer a Independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.

A visita do Presidente Lula a Angola, no dia 25 de Agosto de 2023, sinalizou o interesse do Brasil relançar e consolidar a relação diplomática entre os dois Estados e isso ficou notado no discurso do Presidente Lula quando fazia referência às potencialidades de Angola e das áreas que podem ser exploradas na nova fase das relações entre os dois Estados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política