A Embaixada de Angola na Côte d’Ivoire organizou, esta terça-feira, em Abidjam, uma cerimónia de celebração alusiva ao Dia do Herói Nacional e primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que se assinala hoje, 17 de Setembro.
Os directores da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, e o do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires, foram recebidos em audiência, esta segunda-feira, em Havana, por membros de Direcção do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) "Raul Roa Garcia" de Cuba.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, analisaram, ontem, em Luanda, a possibilidade da realização, no país, de uma Cimeira Anual do Conselho Corporativo sobre África, um evento que reúne líderes políticos e económicos do continente, dos EUA e de outros lugares.
No encontro, realizado na sede da diplomacia angolana, na baixa de Luanda, Téte António e TulinaboMushingi passaram, ainda, em revista questões ligadas às decisões tomadas durante a 2.ª Reunião Ministerial sobre a Situação de Paz e Segurança no Leste da República Democrática do Congo (RDC), ocorrida em Luanda, no dia 30 de Julho, além da situação de guerra prevalecente no Sudão.
O comunicado informa ainda que as duas entidades abordaram, também, assuntos relacionados com fortalecimento da cooperação entre Angola e os Estados Unidos da América, com foco nos domínios político-diplomático e económico.
Angola e os Estados Unidos têm estabelecido uma sólida parceria, criando corredores económicos estratégicos que beneficiam as populações locais e as integram na economia global.
O compromisso de Angola com a reforma económica lançou, desde 2017, as bases para um maior envolvimento comercial e governamental dos Estados Unidos da América no país.
As relações entre os dois países estão a aprofundar-se com compromissos regulares e com uma cooperação crescente em relação a objectivos-chave comuns
Relações com o Brasil
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, ainda ontem, em Luanda, Rafael de Mello Vidal, embaixador da República Federal do Brasil em Angola.
A ocasião serviu para o embaixador Rafael de Mello Vidal apresentar ao titular da pasta da diplomacia angolana os seus cumprimentos de despedida, assinalando assim o fim da sua missão diplomática em Angola.
Durante o encontro, o embaixador brasileiro salientou os avanços alcançados ao longo o seu mandato, sobretudo nos diversos sectores-chave em que ambos os países cooperam.
O diplomata falou também dos projectos conjuntos que foram implementados, realçando a importância do reforço contínuo das relações bilaterais para o suces- so das iniciativas entre Angola e a República Federal do Brasil.
Angola e o Brasil gozam de uma relação de amizade, fraternidade e solidariedade históricas. O Brasil foi o primeiro país do mun- do a reconhecer a Independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.
A visita do Presidente Lula a Angola, no dia 25 de Agosto de 2023, sinalizou o interesse do Brasil relançar e consolidar a relação diplomática entre os dois Estados e isso ficou notado no discurso do Presidente Lula quando fazia referência às potencialidades de Angola e das áreas que podem ser exploradas na nova fase das relações entre os dois Estados.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi homenageado, esta terça-feira, com a deposição de uma coroa de flores no sarcófago do fundador da Nação, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Francisco Furtado.
Os directores da Academia Diplomática Venâncio de Moura, Marcos Barrica, e o do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores, Matias Pires, foram recebidos em audiência, esta segunda-feira, em Havana, por membros de Direcção do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) "Raul Roa Garcia" de Cuba.
Pelo menos 25 crianças morreram e dezenas ficaram feridas num acidente com um autocarro que transportava fiéis muçulmanos que celebravam o nascimento do profeta Maomé no norte da Nigéria, informou hoje um responsável pela segurança rodoviária.
O bilionário e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, defendeu, hoje que os países mais ricos devem aumentar a ajuda as nações africanas, destacando que, "num mundo justo", estes países deviam ver a sua dívida perdoada.