Política

EUA felicitam SADC

Os Estados Unidos felicitaram, ontem, a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) pelo seu 40.º aniversário.

18/08/2020  Última atualização 12H44
© Fotografia por: EUA reconhecem esforços da SADC em prol da região

“O Governo dos Estados Unidos felicita a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, que celebra o seu 40.º aniversário. Os objectivos da SADC para a promoção da cooperação e integração regional, crescimento económico, desenvolvimento socioeconómico e paz e segurança duradoura entre os seus Estados-membros nunca estiveram mais salientes”, aponta o comunicado do Departamento de Estado.

A mensagem de felicitação, assinada pelo porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus, foi emitida no dia da Cimeira anual da SADC, realizada ontem em formato virtual, e durante a qual Moçambique assumiu a presidência.

“A SADC alcançou sucessos notáveis ao promover a paz e a segurança regional e o desenvolvimento económico para a melhoria do recurso mais importante da região – o povo”, assinala o comunicado, que recorda o papel da organização regional nas reformas governamentais do Lesotho e “o papel positivo da resolução do desacordo fronteiriço” entre a Zâmbia e o Congo Democrático.

Morgan Ortagus apelou à SADC para que “desempenhe um papel proactivo na promoção da boa governação, respeito pelos direitos humanos e valores democráticos”, assim como para que esta responsabilize os Estados-membros quando estes falhem.

“Ao insistir que todos os Estados-membros devem aderir às mesmas regras universais de protecção dos direitos humanos e respeito pelo Estado de direito, a SADC pode enviar a mensagem de que pretende ser uma força positiva para todos os cidadãos da África Austral”, vincou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política