Mundo

EUA e Rússia anunciam diálogo

Os Governos dos Estados Unidos e Rússia vão realizar um encontro de alto nível na quarta-feira, numa tentativa de estabilizar as tensões bilaterais, revelaram as autoridades norte-americanas.

25/07/2021  Última atualização 04H45
Biden e Putin lançaram as bases para negociações © Fotografia por: DR
A delegação dos EUA ao encontro, segundo comunicado divulgado sexta-feira, será liderada pela secretária de Estado Wendy Sherman, e terá a presença de Bonnie Jenkins, recentemente confirmada como subsecretária de Estado para o Controlo de Armas.

O diálogo sobre a "estabilidade estratégica” surge na sequência do encontro entre o Presidente norte-americano, Joe Biden, e o homólogo russo, Vladimir Putin, em Genebra, a 16 de Junho deste ano.

O encontro de quarta-feira vai realizar-se na mesma cidade, revelou o Departamento de Estado.
"Através desse diálogo, procuraremos lançar bases para futuras medidas de controlo de armas e redução de risco”, destacam os norte-americanos no comunicado. Este encontro vai decorrer numa altura em que se registam tensões em várias frentes, entre as duas potências.

Os norte-americanos têm instado a Rússia a agir perante a onda de ataques informáticos que os EUA apontam ter origem naquele país, que nega qualquer responsabilidade.

No encontro de 16 de Junho os dois Chefes de Estado sublinharam que, mesmo no auge da Guerra Fria, Moscovo e Washington conversaram entre si para evitar o pior.

Wendy Sherman terá o encontro com os russos alguns dias depois de liderar uma missão semelhante à China, que visa, segundo o Departamento de Estado, garantir que haja "salvaguardas” nas relações cada vez mais hostis entre os Washington e Pequim.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo