O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) pediu hoje quase 700 milhões de euros para apoiar as necessidades prioritárias dos ucranianos que fugiram do seu país para a Polónia devido à guerra imposta pela Rússia.
Os Governos norte-americano e brasileiro discutiram hoje "prioridades compartilhadas", incluindo a "necessidade de uma resposta forte e unida" contra uma eventual "nova agressão russa contra a Ucrânia", informaram fontes oficiais.
Em comunicado, os Estados Unidos da América (EUA) informaram que o seu secretário de Estado, Antony J. Blinken, conversou hoje com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Carlos França.
Na conversa foram abordados temas de interesse comum, como a doação de vacinas contra a Covid-19 por parte do Brasil e a participação do país lusófono no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
Além das agressões russas contra a Ucrânia, Blinken louvou "o anúncio do Brasil de que doará vacinas contra a Covid-19 para países da América Latina, Caribe e África", "saudou a oportunidade de trabalhar com o Brasil durante a sua participação no Conselho de Segurança das Nações Unidas" e "discutiu planos para um próximo diálogo bilateral de alto nível".
Segundo a nota divulgada pelo Departamento de Estados dos EUA, foi ainda abordada "a terrível situação de segurança no Haiti".
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, queixou-se da demora da União Europeia (UE) em aprovar um novo pacote de sanções contra a Rússia, que incluiria um embargo ao petróleo, questionando-se se alguns países estariam a bloquear o plano.
O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, disse hoje que aceitou o convite para visitar a Guiné-Bissau, dirigido pelo homólogo guineense, Umaro Sissoco Embaló, que o informou ainda "detalhadamente" da situação no "país irmão".
Os talibãs rejeitaram hoje sexta-feira (27), um pedido do Conselho de Segurança da ONU para reverter as restrições impostas às mulheres afegãs, considerando "infundadas" as preocupações expressas pela comunidade internacional.
Angola participa, desde hoje, sexta-feira, na sessão inaugural da 110ª Conferência internacional do trabalho (CIT) em Genebra (Suíça), a decorrer até ao dia 11 de Junho, na sede da Organização, em formato híbrido (presencial e virtual), sendo a sessão inaugural totalmente virtual.
A Unitel S.A. (Angola) e a Huawei assinaram um acordo de três anos para estabelecer uma base sólida para uma cooperação de longo prazo no futuro. O acordo-quadro consiste na solução de série completa, incluindo a Rede de Acesso por Rádio (RAN), Transmissão e serviços inovadores como Serviço Residencial, solução CEM e Dinheiro Móvel para iluminar o futuro digital da indústria das telecomunicações da sociedade angolana.
A procura de fontes de financiamento disponíveis em bancos de desenvolvimento regionais, internacionais, entre outras instituições financeiras, e a implementação de projectos de transição para a Economia Azul são algumas das principais recomendações da 5ª Reunião dos Ministros dos Assuntos do Mar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada, de terça-feira até quinta-feira(25), em Luanda.
Angola destacou, em Genebra, a experiência adquirida na prevenção, controlo e resposta à pandemia da Covid-19. A apresentação foi feita durante a 75ª Assembleia da Organização Mundial da Saúde, que decorre desde domingo até amanhã e cuja delegação angolana é chefiada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Um grupo de 21 estudantes angolanos vai beneficiar, nos próximos tempos, de cursos de doutoramento e mestrado em Engenharia de Sistemas Industriais, num patrocínio do Governo francês, anunciou, quarta-feira, em Luanda, o embaixador gaulês em Angola.
O Presidente da República disse, quinta-feira(26), na cerimónia de empossamento do novo embaixador de Angola na República da Polónia, que está confiante que o diplomata Manuel Pedro Chaves saberá, com êxito, representar o bom nome de Angola naquele país do Leste europeu, identificando novas áreas de interesse.