Mundo

EUA convida Zelensky para a Cimeira das Democracias do mundo

JA Online

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, convidou, esta quarta-feira, o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, para participar na grande cimeira das democracias do mundo, que decorre na próxima semana, em Washington, e noutras capitais.

22/03/2023  Última atualização 20H08
© Fotografia por: JIM LO SCALZO | EPA
De acordo com a Lusa, que avança a informação, um dos assessores de Biden, Rob Berschinski, confirmou a presença de Zelensky numa conferência de imprensa e explicou que a guerra naquele país será um dos principais temas do encontro, juntamente com debates sobre economia, corrupção e luta contra o autoritarismo, entre outros.

A intervenção do estadista ucraniano será feita de forma virtual no primeiro dia da cimeira, 28 de Março, prevendo-se que fale sobre a sua visão de uma "paz justa e duradoura" para a Ucrânia invadida pela Rússia a 24 de Fevereiro de 2022, segundo o programa da reunião divulgado pelo Departamento de Estado norte-americano.

A mesma fonte adianta que o painel vai ser moderado pelo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, tendo ainda chefes da diplomacia de um "grupo de países regionalmente diversificado", com o objectivo de proporcionar diferentes perspectivas, conforme explica o documento. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo