Economia

Estudo sobre industrialização da mandioca encontra-se na fase final

Helma Reis

Jornalista

O director Nacional da Indústria, César Cruz, garantiu, na última quinta-feira, em Luanda, que os estudos sobre a cadeia de valor da mandioca já se encontram na fase final.

01/04/2023  Última atualização 08H00
© Fotografia por: Edições Novembro

De acordo com o responsável, tão logo sejam concluídos, o mesmo serão levados para  aprovação ao ministro da Indústria e Comércio, Víctor Fernandes, para os passos seguintes.

 "O sector tem vindo a realizar estudos aprofundados de alguns produtos alimentares, particularmente a mandioca, com destaque para as espécies existentes, e quais as mais indicadas industrialmente”, disse.

O responsável, que falava à imprensa  sobre a importância da Expo-Indústria 2023, adiantou que depois da aprovação do projecto, o Ministério vai criar um programa específico para apoiar as iniciativas privadas, que surgirem para investimento no sector da mandioca.

"Os estudos foram realizados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em parceria com o Ministério da Indústria e Comércio”, explica.

Conforme sublinha o director César Cruz, o referido estudo visa acautelar as falhas apresentadas por muitas empresas na solicitação de financiamento, porquanto muitas delas não têm um estudo de viabilidade do negócio ou área de actuação. Com o estudo, o projecto de apoio às Micro Pequenas e Médias Empresas e o Fundo de Garantia de Crédito poderão ver eliminados os actuais constrangimentos.

Referiu que a Expo-Indústria, para além de atrair investidores, é  também um meio para  mostrar aos consumidores nacionais que  muitos produtos  nas lojas já levam o selo "Feito em Angola” e apresentam qualidade.  

O grande desafio, sublinhou, continua a ser a produção primária, sobretudo para garantir matéria-prima de qualidade e insumos para a indústria.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia