Economia

Estudantes e profissionais de soldadura competem entre si

Massoxi Paxe

Os ministérios dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) e da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) anunciaram, ontem, em Luanda, a realização do 1º Campeonato Nacional de Soldadura Industrial, destinado a estudantes e a profissionais do ramo.

10/04/2024  Última atualização 12H37
Instituto Nacional de Petróleos, lança concurso de soldadura © Fotografia por: Francisco Lopes|Edições Novembro
O porta-voz do encontro, Johnny Pilartes, disse no acto de lançamento do campeonato, marcado para o período de 20 a 22 do próximo mês, que a competição visa motivar e demonstrar as habilidades técnicas de soldadura, a competência das entidades formadoras angolanas e dos formandos.

A participação é feita por convite a  centros de formação e escolas técnicas, as entidades a que se destina o campeonato, que podem fazer-se representar por 10 formandos com idades compreendidas entre os 17 e 22 anos na categoria A, o mesmo número e de 23 a 25 para a categoria B, destinada a empresas.

Johnny  Pilartes, que também é director-adjunto do Instituto Nacional de Petróleos, declarou que os três classificados da categoria A vão beneficiar de treinamento de uma semana, bem como representar Angola no CENFIN SKILLS, enquanto para as empresas  será premiado apenas o primeiro classificado com uma formação de reconhecimento internacional em Portugal.                                                 

De acordo com Johnny Pilartes, a equipa envolvida na organização da competição é membro observador da Federação Europeia de Soldadura (EWF) e tem trabalhado na aquisição de certificação internacional de soldadura de forma que o país seja capaz de formar os seus quadros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia