Sociedade

Estudantes abandonam declarações no INAAREES

Miguel Brás

Jornalista

Um total de 28.300 declarações de homologação aguarda por levantamento, avançou, terça-feira, o director do Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES).

12/06/2024  Última atualização 08H30
Instituição anunciou a existência de documentos abandonados © Fotografia por: DR

O director do INAARESS, Jesus Tomé, revelou que a maior parte dos estudantes que faz homologação ou reconhecimento dos estudantes não faz o levantamento da declaração. Actualmente, disse, muitos documentos encontram-se em estado de abandono e as gavetas abarrotadas. 

"Temos 28.300 declarações de homologação prontas para serem levantadas, mas os utentes não têm aparecido, mesmo quando notificados”, revelou, acrescentando que foi criado um sistema automático de notificações de todos os documentos prontos. "Ao que parece o modelo não está a resultar”, lamentou.

Devido ao elevado número de documentos por se levantar, avançou, a instituição está a criar uma nova estratégia, que permita levar as declarações homologadas aos respectivos titulares. "A cada 100 pedidos que entram na instituição só 20 são de reconhecimento. Há muito mais procura por homologação, o que é perfeitamente normal porque temos mais estudantes internos, do que fora do país”.

O facto do processo ser feito, hoje, de forma não presencial, tem sido o motivo para alguns alunos deixarem os documentos ao abandono. José João é um dos estudantes que alega ter feito o processo de inscrição via online e por isso esperava que a entrega fosse pelo mesmo sistema. "Não me preocupei em ir até à instituição, pois pensava que o levantamento também não era presencial”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade