Política

Estratégia de longo prazo levada à consulta pública no Cunene

Quinito Kanhameni | Ondjiva

Jornalista

O secretário do Estado da Economia e Planeamento, Milton dos Santos Reis, apresentou, sexta-feira, em Ondjiva, Cunene, a Estratégia de Longo Prazo 2023/2050, durante um encontro com membros do Governo, magistrados, efectivos dos órgãos de Defesa e Segurança, comunidade académica, representantes dos partidos políticos, das igrejas, associações, empresários e autoridades tradicionais.

03/06/2023  Última atualização 10H25
© Fotografia por: DR

Milton dos Reis afirmou que as estratégias de longo prazo constituem um documento central do sistema de planeamento. Disse que o processo de revisão e inspecção do documento iniciou em 2019, mas explicou que devido à Covid-19 só se concluiu em 2022.

 Referiu que o êxito do processo só foi possível graças ao envolvimento na sua elaboração de múltiplas instituições, privadas e internacionais, líderes de partidos políticos, empresários, associações e autoridades tradicionais, e depois de seminários regionais.

Factores principais

De acordo com o secretário de Estado, o horizonte temporal é um dos factores essenciais, pois o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018/2022 era o último que cabia dentro da Estratégia Angola 2025-2050. O desfasamento dos resultados alterou os contextos interno e externo de partida, ocasionado pelas crises económicas de 2008 a 2009, 2014, 2015 e 2016, responsáveis pela baixa do preço do barril do petróleo no mercado mundial.

 Apontou, também, a necessidade de alinhar os instrumentos de planeamento com as agendas internacionais em que Angola é subscritora, realçando a Agenda das Nações Unidas 2020-2030.

 De acordo com o governante, todos estes factores tiveram grande impacto no alcance esperado na anterior estratégia.

 O vice-governador para o Sector Económico, Político e Social, Apolo Ndinoulenga, disse que a estratégia de Longo Prazo Angola 2050 é uma soberana oportunidade para a participação da sociedade no planeamento de políticas públicas dos próximos anos, de modo a permitir o alinhamento das acções a desenvolver em diferentes áreas da vida.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política