Mundo

Estratégia de crescimento para África encarada como principal objectivo da UE

JA Online

Embora o foco esteja no conflito na Ucrânia, a União Europeia (UE) deu a entender, esta terça-feira, na abertura do 11.º Fórum Fiscal Africano, que "haver uma estratégia de crescimento para África é o nosso principal objectivo".

21/03/2023  Última atualização 16H19
© Fotografia por: Jan Van de Vel
Foram estas as palavras proferidas pela comissária europeia para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, na intervenção em formato virtual, no evento que decorre até quarta-feira, a partir de Washington e Bruxelas, citada pela Lusa.  

Segundo a responsável, "a meta é resiliência e autonomia estratégica do continente", mas também uma relação nutrida por "uma nova maneira de pensar, que inclua todo o ecossistema, e não apenas a ajuda financeira". 

Para Jutta Urpilanein é necessário repensar o modo como se tem feito as coisas até aqui, por isso a UE propõe-se a fazer investimentos de alta qualidade no sector das energias, transportes, digital e principalmente, na educação, na saúde e na investigação, salientando que só na África do Sul, já foi lançado um programa de formação de professores, no valor de 100 milhões de euros, porque o intuito não é ter mais escolas, mas sim melhores professores e melhorar a qualidade de ensino em África, sublinhou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo