O Chefe de Estado, João Lourenço, endereçou uma mensagem a felicitar o povo congolês, Governo e o seu homólogo Félix Tshisekedi, pela celebração do 62º aniversário da Independência da República Democrática do Congo (RDC).
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A estratégia do Sector da Saúde para a Formação de Recursos Humanos, incluindo as diferenças procedimentais entre a entidade patronal e os técnicos especialistas como médicos e enfermeiros, abrem, esta quarta-feira, os debates no Parlamento, antes de os deputados se ocuparem da ordem do dia, referente à 5ª reunião plenária ordinária da IV legislatura da Assembleia Nacional.
O debate sobre as preocupações no Sector da Saúde foi integrado sob iniciativa do grupo parlamentar do MPLA, e tem o acolhimento das demais bancadas, apesar de existirem diferenças de ponto de vista quanto à forma em que o mesmo devia ser "apreciado”. Na ocasião, a UNITA, manifestou total apoio à iniciativa, e sugeriu a introdução da questão dos "conflitos laborais” verificados entre o Ministério da Saúde e os respectivos quadros.
O 1º vice-presidente do grupo parlamentar do MPLA, Manuel da Cruz Neto, destacou, durante o agendamento do tema, na última conferência de líderes dos grupos parlamentares, que o partido no poder pretende "com esta iniciativa explicar à sociedade a organização do Sistema de Saúde no país, mas na perspectiva dos recursos humanos”.
Com este exercício, continuou, pretendemos, também, ouvir a opinião de todos os deputados sobre o que se passa no país, no que diz respeito a este sector. "Não estamos alheios àquilo que se passa. Todos sabemos que, em qualquer sistema, o aspecto mais crítico é o homem, bem como a capacidade que o mesmo tem para desenvolver e levar a bom porto aquilo para o qual o sistema foi criado”, enfatizou o deputado.
Manuel da Cruz Neto referiu, na altura, que a sua bancada tomou a iniciativa para se debater a situação dos recursos humanos no Sector da Saúde, e, em acto contínuo, a UNITA anuiu, tendo proposto, também, que se alargasse o debate com a integrada das preocupações com o conflito entre a entidade patronal e os médicos, fazendo referência ao "clima das greves”.
Neste contexto, explicou que se chegou a um acordo. "Como a greve tem a ver com a gestão dos recursos humanos, o tema foi ampliado para abranger à estratégia da formação de quadros, no domínio da Saúde”, e acrescentou: "Queremos saber o que é que o Ministério da Saúde está a fazer, a este nível, porque no fim, quem paga, são os utentes. Não queremos que essa situação se prolongue”, esclareceu o deputado do grupo parlamentar do MPLA.
Por seu turno, o 1º vice-presidente do grupo parlamentar da UNITA, Maurílio Luiele, fez saber, a propósito, que a integração das preocupações com a gestão no Sector da Saúde é pertinente, considerando ser preciso ultrapassar os conflitos laborais entre o patronato e os médicos.
O grupo parlamentar do maior partido da oposição entende, também, que as medidas em curso para se resolver este conflito precisam de ser melhoradas, porque "não põem cobro à situação, e tendem a agravá-la”. "Por essa razão, entendemos ser importante que, ao nível do Parlamento, se discuta esse aspecto, e o tema proposto pelo MPLA, do nosso ponto de vista, permite adicionar ao debate questões pertinentes”, pontualizou o deputado Luiele.
A agenda da 5ª reunião ordinária observa, igualmente, o acto de tomada de posse de membros do Conselho de Administração da Autoridade Nacional da Aviação Civil, nomeados, recentemente, pelo Presidente da República. Durante os trabalhos, a proposta de Lei orgânica sobre a Organização e Funcionamento dos Tribunais da Jurisdição Comum, bem como a proposta de Lei que altera a Lei nº 27/12, de 28 de Agosto, da Marinha Mercante, Portos e Actividades Conexas vão à votação final global.
Os deputados vão proceder, igualmente, a votação final global dos seguintes documentos: proposta de Lei que altera a Lei de Imprensa, da proposta de Lei sobre o Exercício da Actividade de Radiodifusão e a proposta de Lei das Sondagens e Inquéritos de Opinião, depois de terem sido aprovadas na especialidade, a semana passada.
Na generalidade, os deputados vão aprovar, ainda, a proposta de Lei que altera o Código do Imposto Industrial e apreciar o relatório de balanço do OGE, referente ao 3º e 4º trimestre de 2021, bem como o relatório anual das actividades do provedor de Justiça, referente ao ano de 2021.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO presidente do MPLA, João Lourenço, anunciou, neste sábado, na província do Bengo, que o Hospital de Caxito, com capacidade para pelo menos 200 camas fica concluído num prazo de dez meses (Abril de 20203).
O líder do MPLA, João Lourenço, anunciou, neste sábado, na cidade de Caxito, província do Bengo, que “proximamente” as populações daquela região, em particular, os jovens terão a centralidade ao “seu serviço”, cujas obras estão num estado avançado de execução.
A deputada do Grupo Parlamentar da UNITA, Mihaela Webba, justificou o voto contra para agenda de quinta-feira próxima, por não ter sido inserida antes da ordem do dia da reunião, a proposta de um debate sobre as instituições de controlo, em particular do Tribunal de Contas e sobre a liberdade de reunião e de manifestação.
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.