O ministro do interior, Eugénio Laborinho, vai orientar de hoje até sábado, na província de Cabinda, a reunião da Defesa, Segurança e Gestão de Fronteiras entre Angola e a República Democrática do Congo.
O município da Matala, na província da Huíla, estima uma colheita de cerca de três mil toneladas de arroz, nesta época agrícola, como resultado do investimento realizado por uma empresa privada, anunciou, esta terça-feira, no Lubango, o administrador local, Paiva Vicente.
Os problemas sociais, que afectam a população do Moxico, passam necessariamente pela construção de estradas, considerou o arcebispo da Diocese de Saurimo, Dom Manuel Imbamba.
Em entrevista aos órgãos de comunicação social, à margem do encontro que teve com o governador Ernesto Muangala, Dom Manuel Imbamba afirmou que foram abordados assuntos sobre a vida social e económica, no quadro da parceria existente entre a Igreja Católica e o Estado angolano.
"É este diálogo permanente que deve existir para estarmos juntos nestes projectos que têm a ver com o bem-estar social das nossas comunidades”, sublinhou o arcebispo, afirmando que algumas localidades da província precisam de ver melhor equacionadas as dificuldades que enfrentam.
Acrescentou que a construção de estradas deve ser prioridade do Executivo, pois que, além de ser sinónimo de locomoção de pessoas e bens, é também uma das vias para promover a cultura, inteligência e encontro de fraternidade e comunhão entre os povos.
"Quando as comunidades ficam isoladas por falta de estrada saturam-se, cansam-se e gera conflitos, por isso esta intenção da ligação do Moxico com outras capitais de províncias é um sonho a ser realizado”, defendeu o prelado.
Ao falar da divisão político-administrativa da província do Moxico, o prelado católico afirmou ser algo que se impunha, olhando pela grandeza do território. "Esta divisão é bem-vinda e saudamo-la, porque é a forma mais viável de levar os bens e oportunidades, para que as comunidades mais longínquas sintam o sabor do desenvolvimento”.
O governador Ernesto Muangala disse que o encontro com Dom Manuel Imbamba foi bastante proveitoso e sublinhou a necessidade de continuar a trabalhar em colaboração com a Igreja Católica, para promover o bem-estar das populações.
Ernesto Muangala disse que a ideia de implantação de uma Diocese no município do Alto Zambeze vai ao encontro da iniciativa do Executivo sobre a divisão político-administrativa que se pretende, cuja capital da nova província está projectada para a vila de Cazombo.
"No Luena, temos uma diocese e teremos outra em Cazombo e isso vai ajudar o município do Alto Zambeze a sair do isolamento em que se encontra”, disse.
Sobre as estradas, o governador Muangala afirmou que neste mandato terá maior relevância, assegurando que existem bons indicadores para a intervenção de alguns troços ainda este ano, apontando o Marco 25/Cazombo e Luzi/ Cassamba/Cangamba.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPelo menos, 80 mil toneladas de cereais, massango, massambala, milho branco e vermelho estão a ser colhidos pelas associações de produtores agrícolas, no município de Quipungo, a 120 quilómetros a Oeste da cidade do Lubango.
A paralisação de grande parte das obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em quase todos os municípios locais preocupa a governadora da Lunda-Norte, Deolinda Vilarinho.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.