Regiões

Estradas são a solução dos problemas sociais

Daniel Benjamim | Luena

Jornalista

Os problemas sociais, que afectam a população do Moxico, passam necessariamente pela construção de estradas, considerou o arcebispo da Diocese de Saurimo, Dom Manuel Imbamba.

04/03/2023  Última atualização 11H10
Dom Manuel Imbamba manteve encontro com governador © Fotografia por: DR

Em entrevista aos órgãos de comunicação social, à margem do encontro que teve com o governador Ernesto Muangala, Dom Manuel Imbamba afirmou que foram abordados assuntos sobre a vida social e económica, no quadro da parceria existente entre a Igreja Católica e o Estado angolano.

"É este diálogo permanente que deve existir para estarmos juntos nestes projectos que têm a ver com o bem-estar social das nossas comunidades”, sublinhou o arcebispo, afirmando que algumas localidades da província precisam de ver melhor equacionadas as dificuldades que enfrentam.

Acrescentou que a construção de estradas deve ser prioridade do Executivo, pois que, além de ser sinónimo de locomoção de pessoas e bens, é também uma das vias para promover a cultura, inteligência e encontro de fraternidade e comunhão entre os povos.

"Quando as comunidades ficam isoladas por falta de estrada saturam-se, cansam-se e gera conflitos, por isso esta intenção da ligação do Moxico com outras capitais de províncias é um sonho a ser realizado”, defendeu o prelado. 

Ao falar da divisão político-administrativa da província do Moxico, o prelado católico afirmou ser algo que se impunha, olhando pela grandeza do território. "Esta divisão é bem-vinda e saudamo-la, porque é a forma mais viável de levar os bens e oportunidades, para que as comunidades mais longínquas sintam o sabor do desenvolvimento”.

O governador Ernesto Muangala disse que o encontro com Dom Manuel Imbamba foi bastante proveitoso e sublinhou a necessidade de continuar a trabalhar em colaboração com a Igreja Católica, para promover o bem-estar das populações.

Ernesto Muangala disse que a ideia de implantação de uma Diocese no município do Alto Zambeze vai ao encontro da iniciativa do Executivo sobre a divisão político-administrativa que se pretende, cuja capital da nova província está projectada para a vila de Cazombo. 

"No Luena, temos uma diocese e teremos outra em Cazombo e isso vai ajudar o município do Alto Zambeze a sair do isolamento em que se encontra”, disse. 

Sobre as estradas, o governador Muangala afirmou que neste mandato terá maior relevância, assegurando que existem bons indicadores para a intervenção de alguns troços ainda este ano, apontando  o Marco 25/Cazombo e Luzi/ Cassamba/Cangamba.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões