Regiões

Estiagem provoca morte de três membros da comunidade Khoisan no Cuangar

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

Pelo menos, três membros da comunidade Khoisan, na comuna do Savate, município do Cuangar, no Cuando Cubango, morreram na última semana, por falta de alimento, em consequência da estiagem severa que está a assolar aquela região.

22/03/2023  Última atualização 14H30

A informação foi prestada pelo regedor do Savate, Matias Ndala, que lamentou o sucedido e pediu apoio do governo da província para que situação de género não volta a acontecer nos próximos, tendo em vista que muitas pessoas na sua área de jurisdição não têm neste momento o que comer devido a estiagem.

 

Matias Ndala solicitou com urgência o apoio de bens alimentares para atender, principalmente os membros das comunidades Khoisan que dependem fundamentalmente de frutos silvestres e outras culturas do campo para a sua sobrevivência.

 

Em declarações à imprensa, o administrador municipal do Cuangar, Ernesto Cativa fez saber que cerca de 80 por cento dos 208 hectares de terra cultivada durante a presente campanha agrícola 2022/2023 no município do Cuangar, foram afectadas pela estiagem que assola a região desde o mês de Outubro do ano passado.

 

Salientou que desde o lançamento da campanha agrícola 2022/2023 que não se regista quedas pluviométricas no município do Cuangar, situação que tem originado com que os populares enfrentam dificuldades alimentares decorrentes dos efeitos da estiagem.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões