Opinião

Este século imita o apocalipso

Manuel Rui

Escritor

No século passado assistiu-se, após a chamada revolução industrial e o diferenciado aproveitamento da acumulação de capital que resultou do negócio escravo e o esclavagismo sistémico com suas estruturas.

26/01/2023  Última atualização 06H30

As potências dividiram a África na Conferência de Berlim mas a intenção hegemónica das maiores potências europeias levou à primeira Guerra Mundial com derrota da Alemanha que se iria organizar com o pensamento de um soldado derrotado, Adolfo Hitler.

O muadiê era uma enciclopédia de venenos incluindo surucucu. E moveu uma guerra implacável contra a Europa, inventou ele próprio seu carisma, uma sigla de impacto visual, a suástica, intentou a purificação da raça e virou-se contra os judeus de forma repugnante que se traduziu no holocausto.

Não vamos aqui referir a retirada do Presidente francês Charles de Gaulle que bazou para em Inglaterra preparar o desembarque na Flandres. Nesta altura, com grandes homens da política como Churchill, veio o guarda chuva americano e a guerra acaba com duas bombas atómicas sobre o Japão em Hiroxima e Nagasáqui. Hitler suicidou-se no seu bunker. A Europa estava destroçada e começou a reorganizar-se com a ajuda americana através do plano Marshall.

Mais tarde foram inventadas mais guerras e uma vergonhosa no Vietnam em que os americanos perderam e saíram de cuecas na mão. A intenção da hegemonia levou à guerra contra muçulmanos e naquele onze de Setembro, pela 1ª vez a América era atacada em seu próprio terreno de forma horrível mas de muita sabedoria. Os aviões eram americanos e os autores não  podiam ser perseguidos porque haviam morrido nos aviões à maneira dos Kamikaze que se suicidavam com seus aviões para cima dos barcos americanos. Na impossibilidade de cangarem Bin Laden, Bush, contra tudo e contra todos, invadiu impunemente o Iraque.

Assinale-se que nenhum governo ocidental, que me lembre, criticou a invasão ao Vietnam quando agora torcem do lado da Ucrânia como se a Rússia fosse uma espécie de nova Alemanha nazi.

Mas vamos dar um passeio de como começou este séc. deixando a pandemia covid como variável suposta constante.

O início deste séc. é marcado por certas lideranças sem vergonha, perderam o sentido de estado e neo globalização significa dinheiro, mentira e escândalos sucessivos, por exemplo, em Portugal discute-se os 500 paus que a inocente engenheira recebeu da TAAG, membros do governo que dizem e desdizem, uma CNN que só fala na defesa da Ucrânia revelando que em Portugal há uma plêiade de generais que, julgo, nunca foram à guerra e todos os dias papagueiam sobre a situação militar falando de armamento que nunca viram e dedilhando a geografia Política, rios montanhas cidades, aldeias de forma doentia contra a Rússia. A corrupção é generalizada, os professores manifestam-se contra o sistema educativo, os tripulantes da TAP querem discutir com a patroa e António Costa, o da maioria absoluta, nas sondagens está quase igual ao líder do PSD. Uma coisa é certa. As pessoas perderam a vergonha de mentir para entrar para o Estado depois saírem para uma empresa a quem fizeram favores.

No Brasil, imitou-se o capitólio. Nunca ninguém iria imaginar um presidente mandar atacar a casa das leis da América. No Brasil foi pior, foi um golpe prolongado por Bolsonaro com a guerra contra as urnas electrónicas, a estigmatização de Lula e os conflitos com o judicial. Rodeou-se de militares…e o resultado está aí, a quase ingovernabilidade de Lula (cadê a grana?). E agora a bronca das lojas americanas uma caricatura do que foi o escândalo expansivo da Lemon Brothers na América.

A guerra na Ucrânia ainda ninguém contou porque aconteceu mas a Rússia está a lutar contra a OTAN que alimenta com armamento, treina soldados e agora empurrou a Alemanha para autorizar os tais blindados e sua aprendizagem. A OTAN está enterrada até ao pescoço nesta guerra. Das sanções nem se fala. Nem das aldrabices que íamos passar fome de milho. AKa! Gosto de maçaroca nova assada, maçaroca de Angola, a fuba é de Angola… se o grão era para a Etiópia, esta já passava fome faz muito tempo.

Não se vislumbram palavras para a paz porque os hegemónicos à segunda reúnem para descarbonizar e à terça mandam carbonizar, as fábricas de armamento não param de fabricar morte e o Irão mata pessoas numa boa… mas aí ninguém vai lá. A brincar a brincar, já distintos foram apanhados a roubar o dinheiro na Ucrânia, não são poucos, foram expulsos e o procurador-geral demitiu-se, quem sabe se Zelensky não virá a ser punido por ter apostado na OTAN?

A Ucrânia transformou-se no maior depósito de armas do mundo e um dos maiores depósitos em dinheiro, tudo de borla…

O Secretário Geral da ONU reconheceu o mérito de João Lourenço na pacificação dos Grandes Lagos. É preciso arranjar mais pacificadores para se evitar a 3ª guerra mundial. Tem um provérbio indiano que é mais ou menos assim: "Nós não herdamos a terra de nossos antepassados. Pedimos a terra emprestada aos nossos filhos.”

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião