Opinião

Estágios profissionais

O estágio é o primeiro contacto do estudante finalista ou de quem procura emprego no mercado de trabalho dentro da sua área de actuação.

30/03/2023  Última atualização 07H15

O principal objectivo do estágio é proporcionar ao finalista ou candidato ao emprego os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelo professor ou técnico mais experimentado.

Desta forma, este contribui como um facilitador do processo de aprendizagem e profissionalização do estagiário, onde, através do estágio, se prepara para assumir um papel importante na sociedade, como protagonista e profissional qualificado.

Em Angola, os estágios profissionais são assumidos, sobretudo, pelos centros de formação profissional. Numa altura em que o Governo intensifica o Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), os estágios profissionais também têm estado entre as prioridades.

O secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, revelou, esta semana, que o Executivo tem disponíveis mais de quatro mil milhões de kwanzas para apoiar o programa de estágios profissionais em todo o país.

A intenção é promover, cada vez mais, as oportunidades de emprego para a juventude. Neste âmbito, está prevista, só para este ano, a inauguração de 15 centros integrados de formação profissional.

Para se ter uma ideia da aposta do Governo, referir que o programa de estágios profissionais já beneficiou sete mil cidadãos, dos quais mais de 80 por cento jovens, que acabaram por ser empregados pelas diferentes instituições e outros organismos em que estagiaram. Ao todo, mais de 600 estagiários já estão a trabalhar em empresas onde estagiaram, no âmbito do PAPE.

As províncias que mais estágios proporcionaram são as de Luanda, Cuanza-Norte e Huíla, mas as autoridades gostariam que todas as províncias chegassem a esse nível, já que os estágios têm sido uma prova da obtenção de emprego para muitos jovens. A meta, segundo Pedro Filipe, é atingir mais de 143 mil estágios profissionais.  Seria óptimo se se atingisse ou ultrapasse este número, pois, quanto mais estágios profissionais, mais perspectivas de novos empregos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião