Opinião

Estabilidade macroeconómica

O crescimento dos últimos dois anos já indicava o cenário confirmado, na última segunda-feira, pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica. A afirmação de Manuel Nunes Júnior, feita no Parlamento, durante a discussão, na especialidade, da proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ano em curso, foi a certificação dada por uma fonte oficial: depois de alguns anos de retrocesso, o país atingiu a estabilidade macroeconómica.

28/01/2023  Última atualização 08H15
A estabilidade económica é uma situação em que um país não apresenta grandes variações em seus principais índices macroeconómicos, sendo os mais importantes a inflação, o desemprego e o Produto Interno Bruto (PIB).

Em geral, uma economia é considerada estável se apresentar um pequeno avanço no PIB e no nível de emprego, da mesma forma em que o aumento médio dos preços de mercado é mínimo.

Angola alcançou a estabilidade económica graças à trajectória de crescimento assinalada desde 2021, ano em que a economia cresceu 0,7 por cento, invertendo um ciclo de recessão que assolava o país desde 2016.

De resto, o crescimento económico é dos principais indicadores da estabilidade económica. Isso é importante porque, de acordo com os economistas, se o PIB aumentar a taxas muito altas, as pressões inflacionistas podem aumentar. Ou seja, se o nível de actividade económica se acelerar muito em pouco tempo, os preços da economia também tenderão a aumentar rapidamente, mas os salários não vão variar na mesma proporção.

Estimativas nacionais e internacionais apontam para um crescimento da economia angolana no ano passado. A empresa internacional de consultoria Oxford Economics fala num crescimento de 3 por cento. Já o Gabinete de Estudos Económicos do Banco de Fomento Angola (BFA) diz que a economia angolana cresceu 3,9 por cento no terceiro trimestre do ano passado, em comparação com o período homólogo de 2021. Tratou-se do sexto trimestre consecutivo de crescimento económico e com o ritmo mais elevado, desde o início de 2015.

Outra nota de realce, neste estudo, é o facto de a economia não-petrolífera ter crescido, no terceiro trimestre de 2022, em 4,4 por cento, contra os 4,2 por cento registado no segundo trimestre do mesmo ano. São estes e outros números que garantiram a estabilidade macroeconómica do país.

E quais são as vantagens de um país ter estabilidade macroeconómica? Uma das principais é o facto de os investidores e empresas estarem mais dispostos em investir. Com mais investimentos, a actividade produtiva aumenta e, com isso, mais empregos serão criados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião