Angola e a Mauritânia falaram, esta sexta-feira, sobre a necessidade do reforço da cooperação entre os dois países, sobretudo nas áreas de desenvolvimento económico.
O procurador-geral adjunto da República e coordenador acompanhante da Região Judiciária Sul, Hernani Beira Grande, afirmou que o Estabelecimento Penitenciário do Peu-Peu, no município de Ombadja, Cunene, não tem excesso de prisão preventiva.
Hernani Beira Grande falava no final de uma visita de constatação feita àquela unidade penitenciária e referiu que, actualmente, tem um total de 1.442 reclusos, deste 992 estão condenados e os demais em prisão preventiva. O procurador-geral adjunto da República disse que a visita visou inteirar-se da vida carcerária dos reclusos e nivelar as formas de funcionamento, tratamento dos presos, bem como avaliar os magistrados, de modo a uniformizar procedimentos do Ministério Público.
O coordenador acompanhante da Região Judiciária Sul manteve encontro de auscultação com a população penal, tendo recebido informações dos reclusos da existência, ainda na cadeia, de muitos condenados com penas expiradas.
O procurador tomou nota das preocupações apresentadas e prometeu dar respostas em tempo oportuno, frisando que para as questões daqueles oriundos de outras províncias que não fazem parte da Região Sul os processos serão encaminhados para o devido tratamento.
"O objectivo da nossa visita é trabalhar com os órgãos da Administração da Justiça, para aferir o grau de funcionamento da Procuradoria-Geral da República nesta região”, sublinhou Hernani Beira Grande. No mesmo dia, o coordenador da Região Judiciária Sul manteve, igualmente, encontro de auscultação com os funcionários da Administração Municipal de Ombadja, autoridades tradicionais e religiosas, além da sociedade civil.
Foram abordadas questões ligadas à prática da justiça pelas próprias mãos, cultura de denúncia, práticas de feitiçaria, roubo de gado, prevenção do crime e a colaboração entre sobas e as autoridades policiais.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O novo “Título do Veículo Automóvel”, documento que vai passar a identificar, doravante, as características físicas das viaturas e os dados essenciais do proprietário, foi lançado, esta sexta-feira, na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.