Política

Esperança da Costa representa Chefe de Estado na investidura de Recep Erdogan

Em representação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, chegou ao final da noite de sexta-feira a Ancara a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, para participar na cerimónia de investidura do líder reeleito da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

03/06/2023  Última atualização 08H30
Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, já se encontra em Ancara para a cerimónia de investidura de Recep Erdogan © Fotografia por: João Gomes | Edições Novembro

O acto terá lugar, no Palácio Presidencial, hoje, seguido de um jantar oficial, no Palácio Çankaya, em que participam altos dignitários de todos os continentes do planeta.

Angola e a Turquia assinalaram, faz dois anos, momentos que marcaram o novo impulso e aprofundamento das relações de cooperação bilateral com as visitas do Chefe de Estado de ambos os países. Rubricaram diversos acordos e outros entendimentos nos mais variados domínios.

Os dois Chefe de Estado comprometeram-se, na ocasião, em duplicar o fluxo das trocas comerciais nos próximos anos, aspirando à meta dos quinhentos milhões de dólares anuais, através de parcerias de complementaridade mutuamente vantajosas.

O Presidente reeleito da Turquia, Recep Erdogan, venceu as recentes eleições presidenciais, na segunda volta, com 52,2% dos votos, conduzindo-o ao terceiro mandato de mais 5 anos, numa altura em que o país celebra o centenário da Era Republicana, depois do longo Império Otomano.

Erdogan assume, neste início do terceiro mandato, o solene compromisso de construir uma nova Turquia na viragem do primeiro século da República, proclamada pelo histórico líder fundador Mustafa Kemal Ataturk.

Na mensagem de felicitações ao Presidente da Turquia, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, escreveu que "acredita que no próximo mandato os dois Governos trabalharão afincadamente para assegurar o contínuo aprofundamento das relações bilaterais, numa perspectiva em que os empreendedores dos respectivos países desenvolverão iniciativas capazes de gerar riqueza e benefícios recíprocos, com grande incidência sobre a melhoria das condições de vida dos povos”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política