Sociedade

Esperança Costa destaca importância dos oceanos

Job Franco

Jornalista

A nível mundial cresce a certeza de que os oceanos têm um papel importante no suprimento da necessidade global de nutrição, contribuindo para o desenvolvimento económico dos países, afirmou, ontem, em Luanda, a secretária de Estado para as Pescas, Esperança Costa.

09/06/2021  Última atualização 04H25
Esperança Costa fez a abertura do seminário por videoconferência © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro
A governante, que falava, por videoconferência, na abertura de um seminário com o lema "prevenir a poluição e encorajar soluções para um oceano saudável”, disse que, desde 2015, os oceanos estão no centro das agendas dos Estados para o desenvolvimento sustentável, com base nas  agendas das Nações Unidas/2030 e africana/2063.


Segundo a secretária de Estado, as Nações Unidas defendem a conservação e uso racional dos oceanos, mares e recursos marinhos, para o desenvolvimento sustentável. Por outro lado, sublinhou que as Nações Unidas anunciam a década 2020/2030 como a das ciências dos oceanos para o desenvolvimento sustentável e restauração dos ecossistemas.


Esperança Costa acrescentou que, no âmbito das profundas reformas que o país vive, consubstanciadas numa agenda nacional dinâmica de gestão sustentável dos seus recursos naturais, em prol do desenvolvimento, garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros é o principal objectivo do sub-sector das Pescas.


Albertina Nzunzi, do Instituto Nacional de Biodiversidade e Áreas de Conservação, e Manuela Pedro, da Universidade Agostinho Neto, foram as prelectoras do seminário, em prol ao Dia Mundial dos Oceanos, assinalado ontem.


Na Ilha do Cabo                    

                                                           
Mais de trezentas pessoas foram aconselhadas, ontem, em Luanda, no sentido de deixarem de poluir as praias, com sacos e garrafas de plástico, numa campanha promovida pelo Movimento Africano para o Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz.
     A actividade reuniu um grupo de 50 jovens voluntários, que fez a recolha de plásticos na praia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade