A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, destacou, sexta-feira, em Luanda, a importância de educar as crianças sobre as atitudes e práticas a ter para a protecção do meio ambiente.
Pelo menos 230 crianças de diversos centros de acolhimentos e da comunidade dos Ramiros, em Luanda, participou, esta sexta-feira, de um programa de sensibilização e orientação sobre a “importância dos mangais para a biodiversidade”, denominado “Magia Verde”.
A realização de mais acções de Educação Ambiental e o repensar da forma como as pessoas cuidam do planeta é, para os especialistas em Ambiente, um passo fundamental na protecção do planeta, em especial hoje, Dia Mundial da Limpeza.
O
objectivo, destacam, deve ser, acima de tudo, diminuir a poluição ambiental no
mundo e impulsionar a mudança comportamental nas sociedades. A data,
acrescentam, deve ser vista como mais do que uma simples recolha de lixo, mas
sim um testemunho da responsabilidade colectiva de preservar o ambiente e criar
um futuro sustentável.
Internamente
Este ano, para saudar a data, as empresas Refriango e a Coca-Cola, em parceria com a Associação Nação Verde, vão realizar, mais uma vez, uma mega campanha de limpeza, que inclui, entre outros pontos, a limpeza da Praia Amélia, hoje, a partir das 8h00, em Luanda.
Para
os organizadores, o compromisso que já tem ocorrido anualmente no país é
inspirado numa acção massiva de limpeza de praias na Estónia, em 2008.
A data
O Dia Mundial da Limpeza acontece em 197 países e territórios desde 2018, e já teve a adesão de mais de 71 milhões de voluntários, retirando mais de 344.500 mil toneladas de resíduos de rios, praias, praças e mangais.
O Dia Mundial da Limpeza celebra-se a cada terceiro sábado de Setembro e tem como objectivo principal aumentar a consciência sobre a crise dos resíduos mal geridos, mobilizando os cidadãos, a sociedade civil, governos, empresas e organizações não governamentais em acções de limpeza e na busca de soluções para a gestão de resíduos.
Instituto da Juventude quer apoio para o ambiente
O director do Instituto Angolano da Juventude (IAJ) pediu ontem, em Luanda, durante a apresentação do projecto "Escolas Sustentáveis”, para os jovens se dedicarem activamente nas questões ligadas à protecção ambiental.
José Mateus destacou, na apresentação do projecto, uma iniciativa da Associação Arte Viva Angola (AVA), a importância de incluir mais os jovens nos programas ambientais, por serem participantes activos nas acções do Governo. "É preciso que os jovens comecem a tomar a dianteira, nas acções de preservação do meio ambiente, protecção das zonas em que vivem e buscar soluções saudáveis para o bem comum”, disse.
As iniciativas dos jovens, enquadrados em associações, são, para o director do IAJ, um garante da aposta na sustentabilidade das comunidades. "Temos de aproveitar bem os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030, assinado pelos Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, para criar renda por meio dos projectos ambientais sustentáveis, capazes de ajudar as comunidades”, destacou.
Inserção dos jovens
O presidente da Associação Arte Viva Angola (AVA) explicou que a iniciativa surge, no sentido de ajudar os jovens a estarem inseridos nas acções sustentáveis. No momento, assegurou, têm representações em sete municípios de Luanda e em seis províncias do país, onde desenvolvem várias actividades ligadas ao ambiente sustentável.
Fernando Gama adiantou ainda que a associação já realizou diversas actividades para incentivar a sustentabilidade junto das comunidades, através da criação de oficinas para desenvolver mais a literacia ambiental, digital e financeira.
A Associação Arte Viva Angola, esclareceu, é uma organização nacional Conservacionista dos Recursos Naturais, de iniciativa particular, de fomento sócio-ambiental, com carácter científico, cultural, assistencial e filantrópico.
Actualmente, a associação conta com 78 associados na categoria de activo e 450 voluntários não regulares, que trabalham em Luanda, Cuanza-Norte, Malanje, Cuanza-Sul, Bengo, Huíla, Lundas Sul e Norte.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Fundação Manuel António da Mota distinguiu, esta sexta-feira, três instituições angolanas de cariz social, na primeira edição do Prémio Manuel António da Mota – Uma vida em Angola, pelos projectos criados de impacto social.
Um incêndio de grandes proporções destruiu, na noite desta sexta-feira, no bairro Dangereux, em Luanda, uma agência de gás butano e causou duas vítimas que inalaram muito fumo e foram levadas para o hospital.
Cerca de mil refugiados de distintas nacionalidade, que se encontram em Luanda, receberam, desde Julho deste ano, novos documentos de identificação, no quadro do registo geral dos refugiados em Angola.
Uma delegação angolana, encabeçada pela ministra da Educação, participou em actividades técnicas e visitas de campo, entre segunda e quarta-feira, no Brasil, para conhecer a experiência local na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, afirmou, sexta-feira, em Luanda, que “volvidos pouco mais de seis anos, a sociedade angolana está a experimentar um novo contexto, mais saudável do ponto de vista dos Direitos Humanos”, olhando para os esforços do Executivo, com a aprovação da Estratégia Nacional de Direitos Humanos, e a institucionalização, no país, dos Comités Locais de Direitos Humanos.
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, destacou, sexta-feira, em Luanda, a importância de educar as crianças sobre as atitudes e práticas a ter para a protecção do meio ambiente.
A comissária da União Africana Josefa Correia Sacko reafirmou, no Dubai, ser fundamental a operacionalização dos fundos de perdas e danos, como forma de apoiar as comunidades mais vulneráveis do continente, principalmente as que residem em pequenos Estados insulares.
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, defendeu sexta-feira em Luanda, a necessidade de se formularem estratégias para o fomento do sector agrícola, estimulando o seu crescimento para atender a procura nacional e garantir a segurança alimentar.
O Hospital Geral David Bernardino “Kamanga”, inaugurado em Agosto de 2017, é a maior unidade sanitária da Lunda-Norte, com capacidade de internamento de 200 camas. Devido ao número de óbitos que, alegadamente, regista, alguns círculos entenderam designá-lo de “matadouro”, mas o director-geral, Buagica Mambelo, contrapõe com números: no período de Janeiro a Setembro deste ano, o hospital internou 2. 960 doentes, com registo de 2.459 altas e 322 óbitos.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, apelou à Organização da Mulher Angolana (OMA) a continuar vigilante, reforçar a proximidade com os diferentes estratos de mulheres e assegurar a circulação da informação de qualidade sobre os ganhos conquistados e o que estão a ser obtidos no país.