O Ministério da Saúde (MINSA) reiterou, este domingo, em comunicado de imprensa que "Angola continua livre de casos da denominada Varíola do Macaco".
O Cuanza-Sul celebra, hoje, 15 de Setembro, 107 anos, desde a sua fundação, à luz da Portaria n.º 3565, que formalizou o desmembramento do antigo distrito do Kwanza, que criou as actuais províncias do Cuanza-Sul e Cuanza-Norte, facto que ocorreu durante a vigência do sistema colonial português, no longínquo ano de 1917.
Um total de 1.311 pacientes vítimas de traumatismos foi atendido, na semana passada, em algumas unidades sanitárias de Luanda.
No Hospital Geral dos Cajueiros, no Cazenga, a enfermeira Tilsa da Rocha disse que, em relação aos traumatismos, a unidade recebe mais casos de acidentes de viação, agressão física, violência doméstica e ferimentos provocados por arma branca.
De acordo com a enfermeira, os casos tendem a aumentar particularmente nos finais de semana, em consequência das festas nocturnas. "Nos finais de semana recebemos muitos casos de ferimentos provocados por arma branca e a maioria graves”, avançou, acrescentando que geralmente são jovens dos 14 aos 25 anos.
Tilsa da Rocha referiu que devido à gravidade de alguns pacientes, a equipa médica realiza pequenas cirurgias. "Com a desactivação do bloco operatório, a maioria dos casos são transferidos. Apenas fazemos pequenas cirurgias”.
Cazenga
O Hospital Geral dos Cajueiros assistiu, na semana passada, 3.243 pacientes, dos quais 1.155 com malária, 255 com hipertensão, 225 com diarreia, 41 com tuberculose e 20 com doenças respiratórias agudas, avançou, ontem, o director clínico da instituição, Tomás Fernando.
Um total de 128 pacientes vítimas de traumatismos foi assistido, na semana passada, no Hospital Municipal do Cazenga, com destaque para os 58 casos de ferimentos provocados por arma branca, de acordo com a directora-geral daquela unidade. A médica Maria Adelaide referiu que a equipa em serviço observou 682 pacientes no banco de urgência, sendo 233 em Medicina, 176 em Pediatria, 148 em Gineco-obstetrícia e 125 em Cirurgia.
Na área pediátrica, disse, foram diagnosticados 246 casos de malária, 27 de diarreia aguds e 20 de broncopneumonia. Enquanto em Clínica Geral, continuou, foram analisados 261 pacientes com malária, 10 com diarreia aguda e nove com broncopneumonia.
Camama
O Hospital Geral de Luanda atendeu, na semana passada, 8.474 pacientes, sendo 795 por traumatismos, informou, ontem, o director clínico da instituição.
Magalhães Sobrinho disse que os casos mais comuns de traumas são por quedas, seguidos dos acidentes de viação. "Recebemos muitas crianças vítimas de quedas, sendo que na semana passada foram atendidas 413 delas”, disse, acrescentando que outras patologias diagnosticadas foram a malária (677), doenças respiratórias agudas (484), hipertensão (245), diarreia (121), Acidente Vascular Cerebral (38) e tuberculose (33).
Cacuaco
Cerca de 41 pacientes vítimas de acidentes de viação foram atendidos, na semana passada, no Hospital Municipal de Cacuaco, avançou, ontem, a directora-geral da unidade sanitária.
Anizeth Cutatela disse que a equipa médica atendeu, no geral, 3.555 casos, sendo 2.239 nas consultas externas e 1.316 nos bancos de urgência. "As principais patologias foram a malária, com 421 casos, diarreia, com 77, hipertensão, com 45, e as doenças respiratórias agudas, com 29. "A área de maternidade realizou 98 partos”.
Kilamba Kiaxi
Um total de 5.848 pacientes foi socorrido, na semana passada, no Hospital Geral Especializado do Kilamba Kiaxi, com destaque para 934 crianças atendidas nas consultas externas e 478 no banco de urgência, de acordo com a directora clínica da unidade sanitária.
"As principais patologias registadas na pediatria foram a diarreia, com 248 casos, as doenças respiratórias agudas, com 194, e a malária, com 125”, avançou, além de explicar que o serviço de maternidade assistiu 582 mulheres gestantes e realizou 170 partos.
Zango 2
O Banco de especialidade em ortotraumatologia do Hospital Municipal do Zango 2 atendeu, no fim-de-semana, 134 pacientes, dos quais 22 por acidentes de viação, 18 por agressão física, dois por ferimento por arma branca, além de 636 pacientes com malária, 72 com doenças respiratórias agudas, 53 com diarreias agudas e 32 com hipertensão arterial, disse, ontem, o director clínico da instituição.
Sebastião Senga explicou que nas consultas externas 65 pacientes foram socorridos em fisioterapia, 44 em dermatologia, 40 em estomatologia, 19 em urologia e 14 em cardiologia.
Talatona
O Banco de Urgência do Hospital Municipal de Talatona atendeu, na semana finda, 108 pacientes com malária, 49 com problemas respiratórios agudos, 42 com gastroenterites, 13 com hipertensão arterial e nove com diarreias agudas, informou a chefe do Banco de Urgência.
Isabel dos Santos avançou que a unidade sanitária observou 194 crianças em Pediatria, 187 doentes em Clínica Geral, 65 mulheres em Ginecologia e Obstetrícia e 32 vítimas de traumas, das quais 11 por acidentes de viação e 10 por agressão física.
Neves Bendinha
Durante o fim-de-semana, o Hospital Geral Especializado Neves Bendinha atendeu 225 pacientes, dos quais 33 por queimadura, desses 17 adultos e 16 crianças, assim como 33 vítimas de traumatismos, informou, ontem, o director pedagógico científico da unidade sanitária.
Mbunga Bondo adiantou que registaram três óbitos, sendo um de uma criança, de três anos, com 18 por cento de superfície corporal queimada, e outro de um menor, de 4 anos, com 62 por cento do corpo queimado.
O médico apelou aos pais para terem maior cuidado com os filhos, em especial os epilépticos. "Não devem deixar as crianças chegar facilmente ao fogão ou brincar com o fogo”, pediu.
Samba
A equipa médica do Centro de Saúde da Samba atendeu 181 pacientes com malária, 104 com doenças respiratórias agudas, 73 com diarreia aguda e 20 com hipertensão arterial, disse, ontem, a directora clínica da unidade sanitária.
Rosa Manuel realçou que nas consultas externas foram atendidos 97 casos em Estomatologia, 69 em Nutrição e 66 em Oftalmologia. Um total de 57 gestantes, acrescentou, teve bebés.
Sambizanga
O Banco de Urgência do Centro de Saúde do Sambizanga assistiu 411 pacientes com malária, 51 com problemas respiratórios agudos, 20 com infecção urinária, 13 com diarreias agudas e nove com hipertensão arterial, disse a directora clínica da unidade sanitária.
Augusta Chandicua referiu que 165 pacientes foram atendidos em Clínica Geral, 155 em Pediatria, 13 em Estomatologia e sete em Psicologia.
Atropelamento leva cidadão ao banco de urgência
Depois de ter sido atropelado por uma motorizada, na rua do Comércio, no município do Cazenga, Oséias Lourenço, de 40 anos, foi socorrido no banco de urgência de cirurgia do Hospital Geral dos Cajueiros.
O paciente disse que se encontrava a conviver com os amigos na rua do Comércio, porém, por volta das 6 horas da manhã, decidiram dirigir-se à rua da estrada nova, onde ocorreu o acidente.
"Ao atravessar a estrada fui atropelado por um motoqueiro”, disse, acrescentando que depois de receber os primeiros socorros da equipa médica, sente-se melhor, apesar de ainda não conseguir andar correctamente.
A enfermeira Tilsa da Rocha afirmou que o paciente deu entrada nas urgências do hospital depois de ter sido atropelado por uma motorizada.
"Os enfermeiros deram os primeiros socorros, uma injecção para ajudar a diminuir as dores e posteriormente foi levado à sala de raio X para identificar qualquer fractura”, explicou, acrescentando que o mesmo não apresenta nenhuma fractura, além da contusão que sofreu em consequência do acidente.
"Depois de observado pelo médico, associado ao resultado dos exames, concluiu-se que o paciente não tem nada de grave, por isso foi prescrita a receita e vai receber alta para continuar com o tratamento em casa”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social apelou, sábado, em Luanda, ao empresariado local a estar mais próximo dos jovens que apresentam ideias criativas, no sentido de incentivá-los a empreender no ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por ser um mercado bastante promissor.
A Associação Angola 2000 lançou dois projectos sociais destinados a promover os direitos das mulheres e a inclusão de jovens no país, anunciou, na sexta-feira, em Luanda, o presidente Cirilo Mbonge.
Ric Bradshaw, o xerife do condado de Palm Beach, no estado norte-americano da Florida, revelou, este domingo, novas informações sobre os tiros disparados nas imediações do campo de golfe onde Donald Trump se encontrava.
O Banco Nacional de Angola anunciou, na sexta-feira, a indicação do vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Rodrigo Gonçalves de Castro e Silva, ao cargo de direcção executiva da Constituência do Grupo Africano 1 (AfG1) do Fundo Monetário Internacional (FMI, que deve ser ocupado por um representante da República de Angola.
O Desportivo da Lunda-Sul venceu, 1-0, a equipa do Sekhukhume FC da África do Sul, sábado no Estádio 11 de Novembro, em desafio referente à primeira-mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação.
António Agostinho Neto foi o fundador da nação angolana e o primeiro Presidente de Angola. Ele interiorizou, desde muito cedo, o valor da luta do povo angolano e fez muito pela liberdade do seu povo.