O prelector Joaquim Lopes fez, no encontro, uma reflexão sobre as vítimas de crimes. Para o criminólogo, a presunção de inocência deve ganhar uma dimensão mais ampla, na qual seja incluída uma melhor compreensão das vítimas.
Para o especialista em Criminalística e Ciências Forenses, Alcântara Costa, é preciso haver uma maior atenção à questão da perícia na resolução de alguns crimes. "É uma área que precisa sempre de meios tecnológicos para uma análise mais precisa. Actualmente, há uma escassez em termos de equipamentos de ponta para a realização de alguns exames de laboratórios”, disse.
Em casos de abuso sexual, esclareceu, não existem laboratórios capacitados para apresentar com precisão perfis de ADN. "Nestes casos, para encontrar o culpado é necessário que se crie uma base de dados com perfis de ADN mitocondrial”, adiantou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro do Interior, Eugénio Laborinho, considerou, esta terça-feira, o terrorismo, branqueamento de capitais, corrupção, tráfico de seres e órgãos humanos, contrabando de minerais e pedras preciosas, temas cuja discussão interessa a todos os Estados.
O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.
A França pretende reforçar os laços de cooperação e as actividades no âmbito do grupo de amizade entre os parlamentos angolano e francês, anunciou, terça-feira, em Luanda, a embaixadora francesa, Sophie Aubert, à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
O projecto diamantífero de Luele, inaugurado na segunda-feira pelo Presidente da República, na província da Lunda-Sul, apresenta-se como o mais novo exemplo da grandeza do investimento angolano no sector dos Diamantes.
Angola, por intermédio da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, assumiu terça-feira, em Luanda, a presidência do Comité Ministerial da Saúde da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para um período de um ano.
Morreu, na segunda-feira, em Luanda, vítima de doença, o tenente-general reformado António Domingos Valeriano, um dos comandantes da célebre Batalha do Cuito Cuanavale, que culminou com a derrota do regime do apartheid, na África do Sul.