Economia

Especialistas analisam mercado de capitais e governança corporativa

Regina Handa

O desenvolvimento da banca nacional, finanças, agricultura e o mercado de trabalho configuram os principais temas de abordagem da primeira edição do Forum Angola Economic, que Luanda vai acolher de 28 a 30 do presente mês, no qual cerca de 600 participantes vão abordar questões prementes em torno da regulação bancária e financeira do mercado de capitais e da governança cooperativa.

01/06/2023  Última atualização 07H35
© Fotografia por: DR

A informação foi avançada ontem, em Luanda, pelo presidente do referido Fórum, Alexandre Ernesto, quando falava durante o  "café com jornalistas”, para apresentação do evento, dando conta que mais de 40 empresas já confirmaram presença no certame, constituído por 150 reuniões, em que serão prelectores mais 70 especialistas, 15 expositores e cinco (5) apresentações técnicas.

Alexandre Ernesto explicou que foram debatidos cerca de 18 temas distribuídos em sete painéis, nomeadamente, Banca e Finanças, Agricultura e Logística, Mercado de Trabalho, a questão da Economia Urbana e Informal, Finanças Públicas e Ambiente de Negócios. Com painelistas de alto-nível como políticos, economistas, engenheiros, empresários, financeiros, investidores, membros da sociedade civil, opinion-makers e académicos.

Referiu que o Fórum visa estimular a economia angolana através da criação de uma plataforma - chave, avaliada de forma abrangente por especialistas, que busca desenvolver e potencializar oportunidades de negócios e investimentos no âmbito económico, não estando limitada a  dedicar-se em estabelecer as bases necessárias para o crescimento da economia angolana, trazendo benefícios não apenas para os investidores, mas também para o Estado, trabalhadores, comunidades e meio ambiente.

"Sendo a primeira edição do Fórum, estamos preocupados com as pessoas mais centradas na economia, por isso é que a nível da banca e finanças temos uma passagem muito incisiva sobre a regulação bancária e financeira  do mercado de capitais e da governança corporativa e das seguradoras”, salientou.

Alexandre Ernesto disse que é sabido que "nos últimos tempos se tem realizado muitos eventos em volta da economia, mas se olharmos pela matriz que é o Fórum Angola Economic, vai se perceber que mais do que um evento, é uma actividade essencialmente académica, em que todos os debates terão académicos que de forma objectiva e concreta vão dirigir os temas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia