A avaliação do potencial de recursos minerais do Programa de Apoio Pan-Africano às Ciências Geológicas e Tecnológicas é o tema principal de um ciclo formativo, que decorre até amanhã, no hotel Serra da Chela, no Lubango, com a participação de dezenas de especialistas.
A formação, ministrada por especialistas portugueses, reúne técnicos dos Serviços Geológicos Africanos, designado PanAfGeo-2, composta por técnicos de Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Cabo Verde. Os participantes estão a ter aulas práticas nas minas do município da Chibia, onde exploram o potencial mineiro da Huíla, em fase terminal de prospecção, com realce para o granito, ouro, ferro e mercúrio.
O presidente do Conselho de Administração do Instituto Geológico de Angola (IGEO), Canga Xiaquivuila, enalteceu as potencialidades singulares da Huíla na promoção do desenvolvimento das actividades geo-científicas.
"O potencial mineiro da região Sul do país, as diversas infra-estruturas de apoio instaladas e o pessoal qualificado, que movimenta a actividade mineira, figuram entre as condições essenciais à pesquisa científica, exploração e desenvolvimento geológico”, disse.
As duas infra-estruturas de apoio à investigação e à actividade mineira da província, o Laboratório Técnico-Científico e o Centro de Valorização de Rochas Ornamentais, foram valorizadas por Canga Xiaquivuila por ajudarem a determinar, com alta precisão, as qualidades dos minérios, com base nos padrões do mercado internacional.
"A Huíla pelas características geológicas de referência tem capacidade para realizar mais iniciativas de formação semelhantes”, disse, além de destacar o facto de a implantação do Plano Nacional de Geologia ter revolucionado a actividade mineira no país.
O Instituto Geológico de Angola (IGEA), adiantou, vai continuar a manter a relação de colaboração com o PanAfgeo, através de formações regulares, inclusive as realizadas noutros países.
A responsável pelo Laboratório Nacional de Energias e Geologia de Portugal, Maria João, um das convidadas do ciclo formativo, destacou a importância do cariz internacional do encontro, em especial pela participação da União Europeia e dos Serviços Geológicos Africanos.
Laboratório regional
O edifício do Laboratório Regional de Geologia e Minas, na povoação do Conjenge, no Lubango, é a principal referência no estudo geológico local, inclusive para técnicos espanhóis, portugueses e angolanos, provenientes das províncias da Huíla, Benguela, Namibe, Huambo e Cunene.
Erguido de raiz num espaço de referência, o imóvel possui 62 unidades instaladas, para análises de minérios, com alta precisão e exactidão.
O laboratório instalado numa área correspondente a 50 mil metros quadrados foi erguido no quadro do Plano Nacional de Geologia, com a parceria das instituições homólogas de Luanda e Lunda-Sul.
Os padrões dos serviços laboratoriais é composto por quatro módulos, ligados à preparação física de amostras, análise química, identificação de minerais e rochas, garantia e controlo de qualidade.
Actualmente, as acções de pesquisa geológica ao nível da província têm tido maior repercussão com o apoio de jovens formados pelo Instituto Superior Politécnico da Huíla (ISPH), adstrita à Universidade Mandume ya Ndemufayo (UMN).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginDois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) encerrou, terça-feira, em Moçâmedes, província do Namibe, dois estabelecimentos comerciais, por má conservação de produtos alimentares.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.