Feliciano Neto, oito anos, faleceu no dia 31 de Julho último, vítima de agressão física com objectos contundentes, protagonizado supostamente por um vizinho, também menor de idade.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
A coordenadora do projecto Banco de Leite Humano, Elisa Gaspar, defendeu, sexta-feira, em Luanda, a instalação de mais unidades em todo o país, para ajudar os recém-nascidos internados nos Cuidados Intensivos.
O Ministério da Saúde, avançou, está a trabalhar, no sentido de expandir mais os Bancos de Leite Humano a nível de todas províncias. "Estamos no bom caminho para materializar o projecto. Actualmente, o banco de leite só existe na Maternidade Lucrécia Paim, por isso não temos um estudo ou avaliação precisa de quantas crianças necessitam diariamente do leite materno”, salientou.
A Maternidade Lucrécia Paim, referiu, atende, em média, 60 doadoras por mês. "Mas ainda assim existe uma falta muito grande de leite nos bancos, que têm a capacidade de armazenar até 159 litros”.
Apesar da Semana Mundial do Aleitamento Materno já ter encerrado, a coordenadora disse que actividades de sensibilização vão ser realizadas, até ao fim do mês, nas igrejas e mercados informais, no sentido de chamar atenção à população sobre a importância do aleitamento materno. "Vamos sensibilizar várias mulheres, para se juntarem a causa”, concluiu.
Capacitação
Jornalistas de diversos órgãos têm participado em seminários de capacitação, por ocasião da Semana do Aleitamento Materno, que decorre até ao final deste mês, na Maternidade Lucrécia Paim, sob o lema "Ajude uma mãe a superar os desafios da amamentação”.
A directora clínica da Maternidade Lucrécia Paim, Julieta de Castro, disse que o leite materno é muito importante nos primeiros dias de vida dos bebés. "É saudável tanto para a mãe como o filho”, referiu, acrescentando que a amamentação deve ser apoiada em todas as situações.
Actualmente, informou, existem muitas mulheres que não amamentam os filhos. "É um acto repudiável”, criticou, acrescentando que as crianças sem leite materno têm deficit cognitivo e correm mais riscos de sofrerem desnutrição crónica.
O aleitamento materno, realçou, é insubstituível, por isso, as mulheres impossibilitadas de o fazerem devem se dirigir ao banco de leite da Maternidade Lucrécia Paim e não optar pelas fórmulas sintéticas. Às mulheres que estão a amamentar, apelou para fazerem mais doações ao Banco de Leite.
Vantagens
A médica da Sociedade Angolana de Pediatria, Isabel Gomes, disse que o aleitamento materno é muito importante. "Amamentar protege o bebé contra infecções, diarreia, infecções respiratórias, otite, até mesmo alergias”, disse, além de considerar uma forma de fortalecer o vínculo afectivo entre o bebé e a mãe.
Uma vantagem, explicou, é que a amamentação ajuda a diminuir o sangramento pós-parto e auxilia na evolução rápida do útero, como também previne a mãe contra doenças como diabetes e hipertensão arterial.
"É muito importante para o bebe amamentar, senão vai ter desenvolvimento cognitivo muito tardio”, salientou, acrescentando que toda a mulher pode doar. "Às vezes, esquecemos dos erros que cometemos e muitas dessas crianças evoluem para a desnutrição”.
Doação
A subinspectora bombeira Maria Matende, considerada a "musa” do Banco de Leite Humano, disse que as mulheres deveriam doar mais leite ao banco de forma a garantir uma maior protecção dos bebés.
A doadora voluntária acrescentou que o leite materno salva vidas. "Todas as mulheres devem amamentar as crianças até aos dois anos, uma vez que o leite é a primeira refeição para os recém-nascidos”, destacou.
Jurelma de Castro Sandra da Silva e Quissanga Quindai
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.
O director-geral do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Kalesi, participa, hoje e terça-feira, no workshop sobre a iniciativa Pathfinding Ending Violence Against Children, que decorre, em Genebra, na Suíça.
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) promove uma sessão de consultas aeronáuticas, nos dias 11 e 12 deste mês, em Luanda, onde decorrerá a assinatura do acordo bilateral de serviços aéreos entre Angola e Moçambique, soube, hoje, o JA Online.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.