Sociedade

Escuteiros vão plantar milhares de fruteiras

Joaquim Cabanje

Jornalista

A Associação dos Escuteiros de Angola prevê plantar, num período de dois anos, um milhão de árvores, com realce para as frutíferas, entre mangueiras e abacateiros, de modo a tentar minimizar os efeitos dos cortes anárquicos, que vêm sendo feitos em todo o território nacional.

22/11/2021  Última atualização 10H01
© Fotografia por: DR
De acordo com Dorivaldo de Oliveira, porta-voz da Associação dos Escuteiros de Angola, a pretensão de plantar diversos tipos de árvores frutíferas, em todo o país, surge para contribuir para um ambiente mais saudável, desenvolvendo nos jovens escuteiros a consciência e espírito de defesa e preservação da natureza.


Segundo Dorivaldo de Oliveira, no decurso dos dois anos de vigência do projecto, a Associação de Escuteiros irá trabalhar em quatro objectivos: ajudar a acabar a fome, alcançar segurança alimentar, melhoria da nutrição e promoção da agricultura sustentável.


Consta ainda dos objectivos o asseguramento de uma vida saudável e promoção do bem-estar para todos, em todas as idades, bem como tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.  


O também responsável das Relações Públicas desta agremiação afecta à Igreja Católica, adiantou que têm ainda como objectivo proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e estancar a perda de biodiversidade.


Dorivaldo de Oliveira disse que com o projecto "árvores da Vida", a associação estará a contribuir para o aumento de espaços verdes nas comunidades, através da plantação de dez árvores por cada escuteiros, a criação de um viveiro nas unidades escutistas e o fornecimento dos cuidados para o crescimento e desenvolvimento das mesmas, assim como o incentivo de outros jovens da comunidade, visando a plantação de árvores nas respectivas comunidades.


O Escutismo é uma escola de crianças, jovens e adultos em busca de maturidade cristã e humana, tendo em conta a melhor sociedade.

A Associação de Escuteiros de Angola (AEA) foi fundada em 1994 e é membro da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) desde 1999. Em 2004 os censos apontavam para a existência de 13.753 escuteiros filiados à associação, em todo o país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade