Sociedade

Escuteiros angolanos têm cinco mil filiados

Pedro Ivo

Jornalista

A Associação do Escuteiros de Angola (AEA) tem registados mais de 5.000 jovens, com idades entre 11 e 14 anos, informou, em Luanda, o chefe nacional da organização, Kikas Machado.

16/05/2024  Última atualização 13H30
© Fotografia por: DR

Para o chefe nacional, o número representa um ganho e mostra o interesse dos jovens em participar, cada vez mais, em movimentos sociais. Kikas Machado referiu que o 30º aniversário da organização decorre em todo o país, sob o lema "AEA - 30 anos a impactar os jovens e as comunidades”.

"É com grande alegria que me dirijo a este evento, que é por sinal o primeiro dessa dimensão no arranque das celebrações dos 30 anos da AEA, que queremos forte e coesa a nível nacional”, disse.

Kikas Machado lembrou que, ao longo desses 30 anos, milhares de jovens se beneficiaram da alegria de pertencer à fraternidade escutista, vivendo os seus valores e contribuindo para que o mundo seja melhor para todos.

O escutista assegurou que participar da aventura cultural em todo o país é, ao mesmo tempo, beneficiar do aprendizado sobre diferentes aspectos da tradição e cultura.

O chefe nacional dos escuteiros adiantou, ainda, que é preciso haver uma maior valorização das tradições e dos princípios sociais, alguns dos quais fundamentais na construção da sociedade.

"Dirijo-me especialmente para os dirigentes e formadores de jovens, que têm a missão de animar, manter o entusiasmo e alegria de fazer escutismo, e dizer que toda a associação está convosco nessa missão”, disse.

No dia 4 do corrente mês aconteceu, na cidade de Lubango, província da Huíla, o segundo Congresso Nacional do Método, que debateu a relevância da educação não formal em Angola.

A Associação de Escuteiros de Angola (AEA) foi fundada em 1994 e é membro da Organização Mundial do Movimento Escuteiro (OMME) desde 1999. Actualmente está subdividida pelas regiões de Luanda, Benguela, Cuanza-Sul, Huíla, Cabinda e Namibe.

 História e origens

As origens do escutismo estão assentes num acampamento, simbólico, organizado por Baden-Powell, na Ilha de Brownsea, com 20 jovens, entre os 12 e 16 anos, onde este ensinou técnicas como primeiros socorros, observação, segurança e orientação.

O Movimento Escutista foi fundado em 1907 por Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Desde a fundação tem contribuído em várias tarefas educativas, cuidando da aplicação do Método Escuteiro e do desenvolvimento de actividades adequadas para os adolescentes, através de actividades de animação e de acompanhamento da progressão pessoal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade