Cultura

Escritores realizam encontro para reflectir sobre literatura

Arão Martins / Benguela

Jornalista

Um grupo de escritores e poetas da Brigada Jovem de Literatura Angolana em Benguela, promoveu, ontem, na Marginal da Praia Morena, em Benguela, um encontro para reflectir sobre a literatura angolana.

22/03/2024  Última atualização 12H20
Escritores e amantes de literatura reunidos em debate onde abordaram o estado da poesia © Fotografia por: DR

O encontro realizou-se no âmbito do Dia Mundial da Poesia, assinalado ontem. A história da cidade, a cultura, os locais históricos e as belezas naturais, sobretudo a Praia Morena, que sempre foi fonte de inspiração para os poetas, serviu com o roteiro dos debates em torno da produção literária local.

Num momento de descontração, a Marginal da Praia Morena foi palco de declamação de poesia. Turistas nacionais e estrangeiros presenciaram o acto. O delegado provincial da Brigada Jovem de Literatura de Benguela, Elias Ukuahamba, explicou ontem, ao Jornal de Angola, que o projecto visa dar a conhecer os pontos turísticos e monumentos históricos da cidade, as potencialidades turísticas e a diversidade cultural local. "O que pretendemos é levar ao conhecimento do público sobre o valor das paisagens naturais na produção literária”.

Os encontros, disse, prolongam-se até o dia 29 do mês em curso. O delegado da Brigada Jovem de Literatura garantiu que todos os trabalhos produzidos vão fazer parte de uma coletânea de poesia.

Elias Ukuahamba informou que a produção da colectânea  tem a colaboração da consagrada poetisa Júlia Doloris Fernandes Lima. Além dos pontos turísticos como a Praia Morena e o Museu Nacional de Arqueologia, a Brigada Jovem de Literatura de Benguela reserva, para o roteiro, abordagens sobre a história do Caminho-de-Ferro de Benguela, o Rio Catumbela, As Lavras, os Mangais do Lobito, Flamingo, o Barco Zaire e a Praia da Restinga.

Para a poetisa Júlia Doloris Fernandes Lima, é uma nova experiência, cujo desafio é descrever por via da poesia as belezas naturais, o património cultural e histórico local.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura