Cultura

Escritores celebram Dia Mundial da Poesia

Os poetas Gociante Patissa e Zetho Cunha Gonçalves visitaram a escola Aprendizes, situada em Cascais, em Lisboa, Portugal, quinta-feira, onde animaram um encontro com estudantes do ensino médio.

26/03/2023  Última atualização 10H22
Gociante Patissa e Zetho Gonçalves festejam com estudantes da escola Aprendizes, em Portugal © Fotografia por: DR

A actividade consta da semana do Dia Mundial da Poesia, assinalado a 21 de Março. O encontro teve como moderada a professora e estudiosa de literatura angolana Ana Rocha, tendo a sessão conferido aos alunos a oportunidade de saberem mais do processo criativo dos autores membros da União dos Escritores Angolanos (UEA), cujas obras têm sido objecto de estudo naquela escola, para além de reforçarem noções sobre a importância da literatura e exercitarem a escrita criativa a partir do provérbio.

O recital baseou-se nos livros "Noite Vertical”, que reúne a poesia publicada por Zetho Cunha Gonçalves ao longo de quatro décadas, e "Almas de Porcelana”, poemário de Gociante Patissa, publicado em 2014 pela editora Nós Somos.

.A ocasião foi aproveitada para oferecer à biblioteca da escola vários exemplares dos livros "O Homem que Plantava Aves” e "O Apito que não se Ouviu”, de Patissa, bem como da colectânea "100 Poemas para Agostinho Neto”, co-publicada no âmbito do centenário do poeta pelo Memorial Dr. António Agostinho Neto e pela UEA.

Nascido no Huambo em 1960 e radicado em Portugal, Zetho Cunha Gonçalves é autor  de "A Palavra Exuberante”, "Sortilégios da Terra: Canto de Narração e Exemplo”, "Rio Sem Margem”, "Terra: Sortilégios”.

Gociante Patissa nasceu no Bocoio, na província de Benguela, é  jornalista, linguista e integra o conselho editorial da Gazeta Lavra & Oficina. Autor de "Consulado do Vazio”, "A Última Ouvinte”, "Não Tem Pernas o Tempo”, "Fátussengola, o Homem do Rádio Que Espalhava Dúvidas” e "Almas de Porcelana”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura