Angola participou, terça-feira, em Paris, França, num desfile de moda com 14 modelos vestidos pela estilista Nadir Tati, cujo evento contou com a presença da ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.
Os poetas Gociante Patissa e Zetho Cunha Gonçalves visitaram a escola Aprendizes, situada em Cascais, em Lisboa, Portugal, quinta-feira, onde animaram um encontro com estudantes do ensino médio.
A actividade consta da semana do Dia Mundial da Poesia, assinalado a 21 de Março. O encontro teve como moderada a professora e estudiosa de literatura angolana Ana Rocha, tendo a sessão conferido aos alunos a oportunidade de saberem mais do processo criativo dos autores membros da União dos Escritores Angolanos (UEA), cujas obras têm sido objecto de estudo naquela escola, para além de reforçarem noções sobre a importância da literatura e exercitarem a escrita criativa a partir do provérbio.
O recital baseou-se nos livros "Noite Vertical”, que reúne a poesia publicada por Zetho Cunha Gonçalves ao longo de quatro décadas, e "Almas de Porcelana”, poemário de Gociante Patissa, publicado em 2014 pela editora Nós Somos.
.A ocasião foi aproveitada para oferecer à biblioteca da escola vários exemplares dos livros "O Homem que Plantava Aves” e "O Apito que não se Ouviu”, de Patissa, bem como da colectânea "100 Poemas para Agostinho Neto”, co-publicada no âmbito do centenário do poeta pelo Memorial Dr. António Agostinho Neto e pela UEA.
Nascido no Huambo em 1960 e radicado em Portugal, Zetho Cunha Gonçalves é autor de "A Palavra Exuberante”, "Sortilégios da Terra: Canto de Narração e Exemplo”, "Rio Sem Margem”, "Terra: Sortilégios”.
Gociante Patissa nasceu no Bocoio, na província de Benguela, é jornalista, linguista e integra o conselho editorial da Gazeta Lavra & Oficina. Autor de "Consulado do Vazio”, "A Última Ouvinte”, "Não Tem Pernas o Tempo”, "Fátussengola, o Homem do Rádio Que Espalhava Dúvidas” e "Almas de Porcelana”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO músico Euclides da Lomba vai actuar sexta-feira, às 18h00, no Kilamba Shopping, em Luanda, num concerto denominado “Momento de Elite”, no qual promete levar vários dos seus sucessos musicais, com o suporte instrumental da sua banda.
Uma delegação chefiada por Dalva Maurícia Ringote Allen, ministra de Estado para a Área Social, participa, desde segunda-feira, nas celebrações da Semana Africana, na Organização das Nações Unidas para Cultura, Ciência e Educação (UNESCO), em Paris.
Zézé Gamboa é um dos cineastas angolanos da segunda geração que ostenta uma carreira reconhecida a nível internacional, a começar em África. Quer no género documentário, quer na ficção, as obras do realizador têm sido merecedoras de prémios e boa recepção do público e da crítica.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.