Cultura

Escritora Kátia Santos interage com leitores

Com o objectivo de continuar a massificar a arte angolana, a Casa de Cultura do Rangel aproveitou o mês de Março, dedicado à mulher, para fazer abertura da exposição de artes colectivas denominada “Rostos e Talentos”.

17/03/2023  Última atualização 08H55
© Fotografia por: DR

O evento contou com a presença da escritora e repórter fotográfica Kátia Santos que, apesar da pouca aderência do público, pôde vender e autografar o seu livro "Pedaços da História”, lançado em 2019 pela editora Acácias.

A autora começou por agradecer à Casa de Cultura do Rangel pelo convite e apelou a organização a realizar mais eventos semelhantes como a Cozinha da Leitura que já a recebeu  mais de duas vezes e participou em feiras de livros. 

Durante a actividade, a escritora interagiu e respondeu às questões colocadas pelos convidados, tendo dois deles aproveitado a oportunidade para declamarem alguns dos seus poemas. Outro momento cultural  foi a subida ao palco do cantor Osimbeleke que animou o público ao som da música Vitória.

Outro momento que chamou atenção dos convidados foi o número de quadros fotográficos  expostos de mulheres de diferentes países e áreas do saber, dentre elas a A Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço,  Patrícia Pacheco, Ana Clara Guera Marques, Rainha Njinga Mbande, Lupita Nyongo, Tara f. P. Henson, Octávia Spenser, Zezé Mota, Belita Palma, Paulina Chiziane ,Cesária Évora, Graça Machel, Wine Mandela, Lourdes Van-dunen e da cantora Patricia Faria, responsável da Casa de Cultura do Rangel.

O livro”Pedaços da História” retrata a vida dos idosos do lar de acolhimento Beiral, onde Kátia Santos esteve a visitar para escrever os depoimentos.

Kátia Santos é também poetisa e declamadora, mas formou se em arquitectura e urbanismo pela Universidade Metodista de Angola. A também repórter fotográfica lançou o seu primeiro livro de poesias em 2014, pelo projecto "Ler Angola”, tendo ainda participado numa antologia intitulada o "Conto da Kianda”.

Kátia Santos começou a ganhar  o gosto pela literatura desde a sua adolescência no Movimento Lev'arte, onde é membro desde 2008. A declamadora, que prefere que a tratem por escritora, por não estar no activo como antes, diz que já foi mais prestativa nas actividades semanais do Movimento Lev'arte, sendo que a maternidade e o trabalho deixam-na mais afastada.

Apesar disso, revelou estar sempre ligada à literatura e em  breve prevê lançar um livro de romance.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura