O actor Avelino Sebastião Viegas, membro do grupo de teatro Etu-Lene, falecido na última quarta-feira, aos 49 anos, no hospital Militar Principal, víitima de doença, vai hoje a enterrar, às 10h00, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda.
A preservação dos costumes deve continuar a ser incentivada nas escolas, de maneira a incutir nas crianças a necessidade de criação de factos socioculturais, defendeu, sexta-feira, em Luanda, a autora do livro “Nvula”, Eliete Mendes, que em português significa chuva.
De acordo com Eliete Mendes, "Nvula” retrata a necessidade de se dar espaço para o diálogo geracional, sobretudo pela importância da transmissão de conhecimentos sobre os costumes endógenos dos povos africanos, no geral, e em particular, dos angolanos. "Procuro abordar sobre as crenças e mitos como forma da juventude compreender o impacto da transmissão de valores na preservação da cultura nacional”.
Se as novas gerações não terem o domínio sobre a ancestralidade, ressaltou, dificilmente, o país poderá ter jovens incapazes de defender os ideais e a matriz cultural angolana. "O livro conta com subtemas relacionados a questões da preservação dos valores familiares, ancestralidade, identidade, questões sobre angolanidade e da necessidade de resgatar os valores positivos”, destacou.
O principal objectivo do livro, explicou, é de abrir um espaço de diálogo, entre pais e filhos, para que percebam a necessidade de se transmitir a herança cultural de geração a geração. "Procuro apresentar soluções que possam trazer o desenvolvimento sociocultural das comunidades angolanas”, salientou. Eliete Mendes contou que a inspiração para escrever o "Nvula" surgiu do contacto directo mantido com as crianças, por isso, as explora como fonte de inspiração. Nascida num ambiente ligado à conservação dos valores tradicionais, explica que o contacto com as crianças das aldeias influenciou na escrita da prosa. "O meu amor pela natureza e as vivências do interior, as considero como factores identitários e de fontes de inspiração à criação”.
Por outro lado, Eliete Mendes procura elevar a personagem "Nvula” a força e o poder da chuva, na perspectiva da criação de uma grande heroína. "Foi necessário para mim mostrar que as mulheres no mundo actual têm o direito de exprimir os sentimentos renegados ao longo dos tempos. Nvula é uma rapariga com direito à voz dentro da sua comunidade”, destacou.
O livro, disse, também, promove o diálogo entre família, apresenta questões e sugestões, para além de incentivar os hábitos de leitura, necessário para o desenvolvimento do intelecto e pensamento crítico da criança”, realçou. Eliete Mendes disse que a escolha dos nomes em línguas nacionais, foi propositada, por formas a valorizar a herança e matriz cultural nacional, visto que a identidade de um indivíduo começa pelo seu nome.
"As dificuldades que tive ao longo do processo de escrita, foi encontrar pessoas dispostas a fazer uma combinação perfeita entre o texto e as imagens necessárias para o livro, encontrar uma gráfica, que respondesse às minhas expectativas”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), enquanto órgão de gestão administrativa do Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SNDAC) vai apresentar, no próximo dia 21 do mês em curso, no Auditório do Instituto de Fomento Turístico (INFOTUR), em Luanda, o projecto, "Parceiros contra a Pirataria".
Morreu, esta quinta-feira, o actor Avelino Viegas, que deu vida a um dos personagens mais popular do teatro angolano "Kamba Mbinji", na peça o Feiticeiro e o Inteligente", vítima de doença prolongada, confirmou o JA Online.
Os vencedores das 16 categorias em votação no Top Rádio Kianda e o campeão do Prémio Carreira são conhecidos, amanhã, na Gala de Consagração, na Tenda da Baía de Luanda, numa noite onde são esperados mais de 600 pessoas.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.