O escritor Isaquiel Cori defendeu, sábado, em Luanda, a criação de novas políticas de incentivo à produção e divulgação de obras literárias, de forma a aumento e dar maior projecção à literatura em Angola.
Para o escritor, que tem um
novo livro no mercado, intitulado "Dias da Nossa Vida”, cuja cerimónia de
apresentação aconteceu sábado, no Cassenda, em Luanda, a criação de novas
políticas vai permitir, também, o mercado nacional ter livros baratos e às
escolas implementarem bibliotecas, capazes de incentivar o gosto pela leitura.
Por outro lado, Isaquiel
Cori considerou de positiva a actual criação literária por parte dos autores
nacionais, em especial com o aparecimento de novos escritores a emprestarem o
seu saber para a cultura nacional. "Na vertente criativa, o estado actual é
positivo, mas no da produção do livro, existem questões que devem ser
ultrapassadas e facilitadas pelas gráficas, para que existam mais autores a
publicarem títulos”, referiu.
O facto de existirem muitos
autores com "obras na gaveta” por falta
de apoios financeiros para publicação é, para Isaquiel Cori, um claro sinal da
importância de existirem novas políticas. Em relação ao romance, que começou a
ser forjado em 2015, explicou que este aborda algumas situações sociais, como à
corrupção, os jogos de influência, cujo impacto têm afectado muito a sociedade.
Natural de Luanda, Isaquiel Cori é escritor, membro da União dos Escritores Angolanos, e editor do Jornal de Angola. Actualmente tem no mercado os livros "Sacudidos pelo vento”, "O último feiticeiro”, "Pessoas com quem falar I”, em co-autoria com Aguinaldo Cristóvão, e "Último recuo”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO estado de saúde do kudirista Nagrelha, que no último sábado viajou para Portugal, onde recebe tratamentos médicos num hospital na cidade do Porto, devido a problema respiratório, continua estável, segundo uma fonte familiar.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.
A longa-metragem “A palavra tem poder” foi o grande vencedor da terceira edição do Kids Talent Awards (KTA), ao arrebatar o prémio de melhor filme e de melhor actriz, para a figura que interpreta a personagem principal, de nome Angolaninha.
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.