Cultura

Escritor Pepetela realça o papel da Brigada Jovem de Literatura

Arão Martins / Benguela

Jornalista

O escritor Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos “Pepetela” mostrou-se satisfeito com as acções da Brigada de Literatura de Angola, a nível do país, na publicação de diversas obras literárias.

28/01/2023  Última atualização 08H00
© Fotografia por: DR
O escritor teceu estas considerações, quarta-feira, durante a recepção de uma obra literária oferecida pela direcção da Brigada Jovem de Literatura de Benguela, à margem da primeira edição da "Escritaria”, um evento que visa internacionalizar a sua obra, que teve início na segunda-feira e encerra amanhã, no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget.

Pepetela considerou ser motivo de satisfação para a "velha geração” que fundou a União dos Escritores Angolanos e apadrinhou as primeiras brigadas jovens de literatura, que mesmo depois de décadas o movimento continua.

"É motivo de satisfação saber que a velha geração de escritores que fundou a União dos Escritores Angolanos, que apadrinhou a primeira brigada, saber que esse movimento da literatura da juventude organizada continua, mantém-se e tem dado ao país às diferentes variáveis em toda Angola, muitos escritores.

O autor de "Mayombe” disse que muitos escritores têm sido, realmente, uma incubadora de novos talentos na inscrita. "De facto, fico muito satisfeito por este ganho e o livro que recebi em Benguela é uma prova de que a Brigada Jovem de Literatura continua a funcionar”, disse.

Entretanto, a primeira edição da "Escritaria”, uma iniciativa do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela e da Câmara Municipal de Penafiel, com o apoio da empresa Tendências Lda, termina amanhã, com balanço positivo da organização.

Depois de Benguela, o evento, que vai decorrer nas províncias de Luanda e Huíla, ultrapassou as expectativas, na medida em que registou muito interesse, quer de estudantes, docentes universitários e académicos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura