Cultura

Escritor Mbangula Katúmua publica o livro “Hemisfério”

Matadi Makola

“Hemisfério” é o título da mais recente obra literária, em poesia, do escritor e sociólogo Mbangula Katúmua. Com mais de 50 poemas, a sessão de apresentação, venda e assinatura de autógrafos do livro foi realizada, no sábado, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

01/02/2021  Última atualização 17H53
Mais recente obra do escritor (à esquerda) já está nas bancas © Fotografia por: DR
Segundo o autor, "Hemisfério” aborda um conjunto de temáticas, que vão desde as questões sociais mais imanentes, como as que têm relação com o papel que as mulheres desempenham nas comunidades, relativamente ao trabalho, sacrifício e toda a prestação que as mulheres empreendem, a temas como a saudade, a infância, os lugares em que cresceu. Por outro lado, acrescenta o autor, traz  abordagens relacionadas com "os tradicionais medos que acompanham a humanidade”.

"Trato de questões como as do isolamento, da morte, do abandono, que são, no fundo, medos que acompanham a civilização humana ao longo dos tempos. Portanto, o livro é um menu de temáticas que são abordadas de forma esparsas mas que de certa forma se complementam”, explica.

O autor da trilogia "Sexorcismo”, "Sexonância” e "Humanus” garante que "Hemisfério” não é uma continuidade dos seus trabalhos anteriores, que se relacionam em continuidade e abordam, cada um deles, um momento específico da trajectória antropológica e filosófica do homem.

"Deste ponto de vista, o livro pode ser considerado uma ruptura, porque não aborda os mesmos temas que os outros três primeiros livros de poesia. Não há, para já, do ponto de vista estético, alguma ruptura”, observa.
Cultor do soneto, que observa e obedece às suas técnicas, o livro é composto maioritariamente por essa forma clássica. Para si, os sonetos são uma espécie de recurso ao qual recorre desde livros anteriores. "Opto pelo soneto porque me parece ser uma forma muito simples de organizar as ideias. É uma estrutura clássica e que permite facilitar o trabalho dos críticos. Mas no livro "Hemisfério” deve haver ai cinco poemas que não são sonetos”, justifica.

O autor

Martinho Mbangula Katúmua é escritor e sociólogo. O autor é licenciado em Sociologia pela Universidade Jean Piaget de Angola, mestre e doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa. Assina com os nomes Mbangula, uma corruptela de okuvangula, que na língua umbundu quer dizer falar, conversa, e Katúmua, nome de família, quem vem de Mwata Katúmua, o seu trisavô.

"Sexorcismo”, publicado em 2008, foi a sua estreia nas lides literárias, e desde então ele vem publicando regularmente. "Hemisfério” é o seu sétimo livro. Autor de poesias e ensaios sobre sociologia política, conta publicar nos próximos tempo um livro de sociologia política, que já está na forja mas o autor não adi-anta detalhes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura