Cultura

Escritor João Lopes Filho apresenta livro em Lisboa

O escritor cabo-verdiano João Lopes Filho apresenta no dia 2 de Fevereiro o livro “Mestiçagem & Cabo-Verdianidade”, que tem a chancela da Pedro Cardoso Livraria, no Centro Cultural Cabo Verde (CCCV), em Lisboa.

30/01/2023  Última atualização 10H18
Autor cabo-verdiano lança livro na capital portuguesa © Fotografia por: DR
A apresentação estará a cargo da investigadora na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Coimbra, Ângela Coutinho.

Na sinopse da obra Aristides Lima afirma que "o livro do professor João Lopes Filho é uma investigação de grande valia para a formação das novas gerações de cabo-verdianos que precisam de saber quem são, de onde provieram e para onde querem ir”.

Por sua vez, José Luís Livramento considera que "Esta obra representa uma grande contribuição no conhecimento e debate sobre a cabo-verdianidade! São bases fundamentais para uma avaliação e formação de uma opinião racional e nacional em matéria essencial da nossa vivência como povo e de reencontro com a nossa História”. João Lopes Filho é docente universitário, investigador e escritor, que ao longo dos seus 45 anos de escrita já publicou três dezenas de livros no âmbito do ensaio, biografia e ficção.

Tem, igualmente, mais de uma centena e meia de artigos insertos em revistas e jornais cabo-verdianos e estrangeiros, para além de algumas das suas produções já terem sido traduzidas para inglês, alemão e russo.

É membro fundador da Academia Cabo-verdiana de Letras, da Academia Cabo-verdiana de Ciências e Humanidades, da Associação de Escritores Cabo-verdianos, da Pen Clube de Cabo Verde e da Sociedade Cabo-verdiana de Autores (Soca).

Também faz parte da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Associação Portuguesa de Escritores, da Associação Portuguesa de Museus e da Associação Portuguesa de Antropologia, com as quais colabora. A apresentação do livro "Mestiçagem & Cabo-Verdianidade” está marcada para as 18:00 (17:00 em Cabo Verde).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura