O escritor e cineasta angolano, Henrique Sungo, venceu, sábado, o Prémio Guia Londres Awards, na Inglaterra.
O escritor foi o mais votado da noite ao concorrer com mais cinco candidatos da mesma categoria.
O Prémio Guia Londres Awards distingue, desde 2006, individualidades nos vários ramos sociais e culturais da comunidade lusófona. O objectivo é a valorização e a promoção dos negócios, cultura, artes e educação da lusofonia.
Para Henrique Sungo, este prémio tem um importante significado, uma vez que valoriza o trabalho árduo que tem realizado na Inglaterra, onde está radicado há mais de 15 anos, com as comunidades, através da divulgação da literatura e da cultura angolana.
Sem desmerecer os outros concorrentes, Henrique Sungo confessa que estava confiante.
Henrique Sungo tem publicados os livros "Comer para funcionar e não pelo gosto", "A esperança da Welwitschia", Odisseia de uma zungueira", e "Minhas roupas, minhas raízes".
Em 2021, participou numa colectânea de contos africanos no Brasil.
O escritor fez parte de uma colectânea de autores da lusofonia, denominado "Sementes da Paz", a ser lançada no dia Internacional da Paz, que se assinala a 21 de Setembro.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA marca Beatriz Franck ligada ao segmento de moda feminina celebra no domingo, numa das unidades hoteleiras de Luanda, o 5.° aniversário com o lançamento de uma nova colecção que traz novidades e incorpora elementos específicos da cultura angolana.
O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.
A França pretende reforçar os laços de cooperação e as actividades no âmbito do grupo de amizade entre os parlamentos angolano e francês, anunciou, terça-feira, em Luanda, a embaixadora francesa, Sophie Aubert, à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
O projecto diamantífero de Luele, inaugurado na segunda-feira pelo Presidente da República, na província da Lunda-Sul, apresenta-se como o mais novo exemplo da grandeza do investimento angolano no sector dos Diamantes.
Angola, por intermédio da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, assumiu terça-feira, em Luanda, a presidência do Comité Ministerial da Saúde da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para um período de um ano.
Morreu, na segunda-feira, em Luanda, vítima de doença, o tenente-general reformado António Domingos Valeriano, um dos comandantes da célebre Batalha do Cuito Cuanavale, que culminou com a derrota do regime do apartheid, na África do Sul.